metropoles.com

Caxias do Sul: grupo fornecia carne de cavalo a 60% das hamburguerias

Seis pessoas foram presas na última quinta-feira (18/11) suspeitas de participarem do esquema de venda de carne clandestina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPRS
carne clandestina de cavalo
1 de 1 carne clandestina de cavalo - Foto: Divulgação/MPRS

O grupo que vendia carne de cavalo misturada com a de gado em Caxias do Sul fornecia o produto a cerca de 60% das hamburguerias da cidade, segundo informou o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Seis pessoas foram presas na última quinta-feira (18/11) suspeitas de participarem do esquema de venda de carne clandestina.

As investigações tiveram início há dois meses, após a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul informar ao MPRS a existência de abate clandestino de cavalos, com posterior trituração da carne para venda a estabelecimentos comerciais.

De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Bastos, responsável pela operação, eram distribuídos cerca de 800 quilos de carne toda semana.

A suspeita se confirmou após a realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul, onde os agentes encontraram a presença de DNA de cavalos na carne.

O MP informou que o grupo preso não tinha autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne e os locais onde o produto era processado apresentava péssimas condições de higiene e sanitização.

Dentre os presos, três eram responsáveis pelo abate clandestino e beneficiamento da carne sem procedência. Uma mulher atuava como telefonista e um homem recolhia os restos de comida dos estabelecimentos comerciais para alimentação de suínos. Outro homem era o responsável pela comercialização da carne na forma de hambúrgueres e bifes para restaurantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?