“Caveira” em mutação: tatuagem nos olhos pode causar perda de visão
Médica oftalmologista afirma que o procedimento estético não é recomendado pela comunidade médica e pode causar até a perda da visão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Fernando Franco de Oliveira, o “Caveira”, exibe com orgulho a tatuagem feita nos globos oculares.
O tatuador de Tatuí (SP) recorreu a um procedimento para pintar a parte branca dos olhos (chamada de esclera) com tinta preta.
Essa intervenção, porém, não é recomendada por médicos, que apontam uma série de riscos para a saúde, como a perda da visão. Esse apelo estético não é novidade e tem sido adotado por pessoas que praticam a modificação corporal, como é o caso de Michel Faro Praddo, o “Diabão”.
A oftalmologista especializada em retina cirúrgica Marina Roizenblatt diz que os olhos são sensíveis ao uso de agulha nessa região. E alerta que essas intervenções são realizadas em muitas situações por profissionais não especializados ou que sequer são da área de saúde.
“Os riscos são inúmeros, como infecção ocular, reação inflamatória e descolamento de retina. Há também a fotofobia, que é a sensibilidade exacerbada à luz e até mesmo a perda do globo ocular como um todo”, explica.
Sensação de areia nos olhos
A profissional elenca ainda que pessoas como Caveirão podem, “com muita sorte”, sofrer com um tipo de incômodo, como se houvesse um grão de areia dentro dos olhos. Essa irritabilidade pode ser permanente por conta da aplicação do material químico nessa região.
“Trata-se de um procedimento que não é seguro e legalizado pela sociedade oftalmológica, como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia”, adverte Marina.
Como alternativa à tatuagem, a especialista em saúde dos olhos sugere o uso de lentes de contato cosméticas, que modificam a cor da íris. No entanto, é necessária prescrição médica.