Castelo Branco, do TJBA, afasta possibilidade de disputar vaga no STJ
Desembargador Castelo Branco, porém, não descartou a possibilidade de mudar o planejamento em um futuro próximo
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (9/3), o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), afastou a intenção de concorrer à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O STJ, atualmente, conta com duas vagas abertas, sendo uma delas destinada a desembargadores de tribunais de Justiça. “O meu plano é cumprir o meu mandato de presidente”, assegurou o magistrado ao Bahia Notícias.
“Eu tenho que cumprir o mandato de presidente para o qual eu fui eleito pelos meus pares”, reforçou. O mandato do desembargador no TJBA contempla o biênio 2022-2024.
A fala do magistrado ocorreu durante abertura do seminário em homenagem ao centenário da morte de Ruy Barbosa. Castelo Branco, porém, não descartou a possibilidade de mudar o planejamento em um futuro próximo.
“Se eu, digamos, de repente, entender por bem me inscrever para ministro do Superior Tribunal de Justiça, eu tenho que consultar o meu grupo porque a eles eu tenho dever de fidelidade e de coerência”, afirmou.
Nos bastidores, as informações são de que ao menos três desembargadores do TJBA estão de olho na cadeira de ministro do STJ: Jatahy Fonseca, Roberto Frank e Maurício Kertzman Szporer.
Leia a matéria completa no Bahia Notícias, parceiro do Metrópoles.