Casos suspeitos de Ômicron na cidade do Rio triplicam em uma semana
Na semana passada, havia 31 pessoas com suspeita da variante na capital fluminense. A taxa de testes positivos também cresce
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Em apenas uma semana, os casos suspeitos da variante Ômicron triplicaram na cidade do Rio de Janeiro. Na véspera da queima de fogos do Réveillon, há 94 pessoas possivelmente contaminadas pela cepa.
Houve aumento de 63 casos em comparação com o último boletim divulgado pelo município, que indicava 31 pacientes só na cidade do Rio sendo investigados por terem a Ômicron.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há casos informados também por unidades privadas (laboratórios e hospitais). Algumas amostras serão encaminhadas à Fiocruz para que seu sequenciamento genômico seja feito.
Testes de Covid-19
O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) do município está investigando e monitorando esses casos. Conforme a SMS, todos os indivíduos são acompanhados e, até o momento, tiveram sintomas leves. Nenhum precisou ser internado.
Além do aumento de casos suspeitos de Ômicron, a taxa de testes positivos de Covid-19 também cresce na capital. Na última semana, a SMS identificou que os exames confirmados passaram de 0,7% para 5,5%.
Até o momento, o Rio tem um único caso confirmado, de uma mulher contaminada fora do Brasil, e não tem evidências de transmissão local.
A capital fluminense antecipou a dose de reforço de cinco para três meses após a segunda aplicação. O município registrou alta de 64% na procura por vacinas nas últimas duas semanas. A maioria das doses aplicadas foi de reforço.