metropoles.com

Casos de malária têm redução de 10%, mas ainda preocupam na Amazônia

Informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (26/4). Região Amazônica concentra 99% dos casos da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Saúde/Divulgação
mosquito
1 de 1 mosquito - Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (26/4), que os casos de malária tiveram redução de 10,5% no Brasil em 2020. No ano passado, foram registrados 140.974 casos da doença. Em 2019, o dado foi de 157.454 notificações.

Apesar da redução, o país segue em estado de alerta na prevenção à malária, especialmente no norte do Brasil, já que a região Amazônica concentra 99% dos casos. Estados como Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins são os mais afetados. Outros, como Maranhão e Mato Grosso, também tiveram altos índices de casos registrados.

Um fator que também gera preocupação nos gestores da Saúde é o aumento de 32,6% no número de infecções causadas pela espécie Plasmodium falciparum, que ocasiona a forma mais grave da malária.

Nesta semana, a pasta lança uma campanha nacional para alertar a população sobre os riscos da doença, além de realizar ações de conscientização sobre o diagnóstico e o tratamento, com objetivo de evitar casos graves e óbitos.

“Para diminuição dos registros, há a necessidade de garantir a continuidade e fortalecimento das ações de vigilância da doença, melhora na oportunidade no diagnóstico e tratamento, resposta rápida aos surtos, mobilização social e orientação de ações de prevenção da doença para a população, fortalecimento dos níveis locais, além do investimento contínuo, liderança política e do comprometimento de todos os envolvidos nas ações de vigilância, prevenção, controle e eliminação”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, em nota.

Segundo o ministério, 15 estados já atingiram a meta de redução ou eliminação da malária geral. Além disso, 20 unidades da federação conseguiram reduzir a doença causada pelo Plasmodium falciparum.

No entanto, 164 municípios do país não tiveram redução. As metas fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária (PNCM).

4 imagens
Malária
Parasita que causa a malária  é transmitido por mosquitos  do gênero Anopheles
A malária é uma doença infecciosa causada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium, que é transmitida para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos do gênero Anopheles (mosquito-prego)
1 de 4

Segundo o ministério, 15 estados já atingiram a meta de redução ou eliminação da malária

USP Imagens/Divulgação
2 de 4

Malária

USP Imagens/Divulgação
3 de 4

Parasita que causa a malária é transmitido por mosquitos do gênero Anopheles

Ministério da Saúde/Divulgação
4 de 4

A malária é uma doença infecciosa causada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium, que é transmitida para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos do gênero Anopheles (mosquito-prego)

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?