metropoles.com

Caso Yanomami: ministério promete expulsar invasores de outras terras

Governo Federal vai ampliar a outras Terras Indígenas plano de ação em curso para os Yanomami, que envolve expulsão de invasores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Sonia Guajajara em foto colorida
1 de 1 Sonia Guajajara em foto colorida - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério dos Povos Indígenas, comandado por Sonia Guajajara (PSol), vai aplicar o plano de ação implementado na Terra Indígena (TI) Yanomami a outros sete territórios. Isso foi o que a pasta informou ao ser questionada sobre o mapeamento de outros povos atingidos pelo avanço do garimpo ilegal.

O Metrópoles mostrou que ao menos outras quatro terras indígenas passam por situação semelhante. De acordo com a pasta, o plano de ação para retirada de invasores e desintrusão foi encaminhado por Sonia Guajajara ao Governo Federal. Ele prevê ações nos territórios Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia, Araribóia no Maranhão e nas TIs Munduruku, Trincheira Bacajá e Kayapó no Pará.

“No entanto, devido à grave crise humanitária e sanitária enfrentada na Terra Indígena Yanomami, esta é a prioridade no momento”, explicam. Questionados pelo Metrópoles se o plano também se estende aos Tenharim e Apyterewa, foi explicado que as ações da pasta vão começar pelas sete terras citadas, respeitando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Prazo

Em decisão assinada pelo ministro ministro Edson Fachin, o prazo para o Governo Federal apresentar plano de proteção e regularização das terras de povos indígenas isolados e de recente contato foi prorrogado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, governo terá mais 30 dias úteis para elaborar o plano de proteção.

Trata-se de uma resposta ao pedido protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com a Funai, a prorrogação do prazo se tornou necessária pela “complexidade dos comandos demandados, o reduzido corpo técnico e a necessidade de alocação de recursos específicos para a execução do plano determinado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?