metropoles.com

Caso raro: bebê “gigante” com mais de 5 kg nasce no Ceará

A mãe do bebê contou que os outros dois filhos não nasceram com um peso tão grande, mas revelou que já esperava que Gael fosse maior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ a Secretaria da Saúde do Ceará
Bebê gigante
1 de 1 Bebê gigante - Foto: Divulgação/ a Secretaria da Saúde do Ceará

Um bebê com mais de cinco quilos nasceu na unidade de obstetrícia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, Ceará. O recém-nascido, Antony Gael, veio ao mundo em um caso raro na medicina, no dia 24 de outubro. O parto, realizado por cesariana, ocorreu sem nenhum problema.

Antony Gael é o terceiro filho da agricultora Daniela Barbosa Nobre, residente em Quixeramobim. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, Daniela foi acompanhada pela equipe de obstetrícia e deu à luz Antony, que nasceu com 5,1 kg. Tanto a mãe quanto o bebê não apresentaram complicações após o parto e receberam alta dois dias depois.

Bebê "gigante" de mais de 5kg nasce no Ceará em caso raro
Bebê nasceu com mais de 5 kg

Daniela contou que os outros dois filhos não nasceram com um peso tão grande, mas revelou que já esperava que Antony fosse maior devido aos sintomas que teve na fase final da gestação.

“A partir do sétimo mês eu estava me sentindo muito cansada. Não podia fazer nada que eu me cansava. A barriga ficou enorme”, contou.

Macrossomia

O nascimento de bebês com peso igual ou superior a quatro quilos é chamado de macrossomia. De acordo com o pediatra do HRSC, Paulo Fernandes, é incomum que recém-nascidos sejam gestados com um peso tão elevado.“Pode ser resultado de fatores genéticos, mas o principal deles é uma predisposição da gestante ao diabetes”, explica o pediatra sobre macrossomia.

Segundo Fernandes, a cesariana é realizada quando, durante o pré-natal, o peso do bebê é identificado como acima do normal. Por questão de segurança, o procedimento é escolhido. Apesar de Antony Gael ter nascido saudável, ele precisará de acompanhamento. “É necessário ser acompanhado por um pediatra e por um nutricionista”, diz.

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) é referência em partos de média e alta complexidade na região, conforme destaca a enfermeira obstétrica e coordenadora da unidade de obstetrícia, Cris Ângela. “Nosso cuidado é em descobrir o que está causando o peso incomum. E a depender da causa, nossa equipe atua com os cuidados pós-nascimento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?