metropoles.com

Caso Marielle: Suel passa por audiência de instrução nesta terça

O ex-bombeiro foi condenado por atrapalhar as investigações do caso Marielle; preso desde julho, ele é réu por homicídio e receptação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Maxwell Simões Correa-Suel- caso Marielle Franco - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Maxwell Simões Correa-Suel- caso Marielle Franco - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, deve passar pela primeira audiência de instrução e julgamento nesta terça-feira (10/10), no processo em que ele é réu por homicídio e receptação no caso Marielle. Conforme apurou o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ) e da Polícia Federal, foi ele quem recebeu o carro usado no crime.

A audiência, marcada pela Justiça do RJ, acontece às 9h no IV Tribunal do Júri. Além do interrogatório do réu, estão previstos os depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação. Ambos presos, Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz devem ser ouvidos por videoconferência.

De acordo com o MPRJ, Suel era o dono do carro usado para esconder as armas que estavam em um apartamento de Ronnie Lessa, acusado de ser um dos autores do assassinato e amigo do ex-bombeiro. Maxwell também teria ajudado a jogar o armamento no mar.

16 imagens
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, suspeitos de matar Marielle Franco
1 de 16

Marielle Franco: ex-vereador Zico Bacana foi ouvido em investigação sobre o assassinato

Renan Olaz/CMRJ
2 de 16

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, suspeitos de matar Marielle Franco

Reprodução
3 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
4 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
5 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
6 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
7 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
8 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
9 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
10 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
11 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
12 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
13 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
14 de 16

Caio Ayres/Arte Metrópoles
15 de 16

Caio Ayres/Metrópoles
16 de 16

Maxwell Simões Corrêa, o Suel, foi expulso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Reprodução

Prisão

Suel foi condenado a 4 anos de prisão, em 2021, por atrapalhar as investigações dos assassinatos de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Ele foi preso em julho deste ano na Operação Élpis, quando a Polícia Federal (PF) ficou à frente do caso. Suel está em uma unidade de segurança máxima fora do estado e também será ouvido por videoconferência. Antes, ele cumpria a pena em regime aberto.

O nome de Suel foi citado por Élcio de Queiroz em delação premiada com a PF e com o MPRJ, quando forneceu detalhes sobre o crime. Na delação, Élcio confessou que dirigiu o carro usado no ataque e confirmou que Ronnie Lessa fez os disparos. O ex-bombeiro ajudou a monitorar os passos de Marielle e, um dia após o crime, trocou as placas do veículo Cobalt usado no assassinato; ele também teria sido responsável por se desfazer das cápsulas e munição usada, bem como providenciar o desmanche do carro.

Quem mandou matar Marielle Franco?

O atentado contra a então vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes, completou cinco anos em 2023. Desde fevereiro, o caso é investigado pela PF. No entanto, até o momento, não foi possível identificar quem mandou matar Marielle e qual foi a motivação da execução.

A Polícia Civil e o MP concluíram a primeira fase do inquérito, que teve como desfecho a prisão do policial militar reformado Ronnie Lessa — acusado de ter feito os disparos — e do ex-PM Élcio de Queiroz — que estaria dirigindo o Cobalt prata que perseguiu as vítimas. Ambos negam participação no crime.

Os dois estão presos em penitenciárias federais de segurança máxima e serão julgados pelo Tribunal do Júri, ainda sem data marcada.

Lessa já foi condenado por outros crimes: comércio e tráfico internacional de armas, obstrução das investigações e destruição de provas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?