metropoles.com

Caso Joaquim: padrasto é condenado a 40 anos de prisão

Crime aconteceu em 2013. Criança foi morta com mais de 160 doses de insulina. A mãe do menino também foi julgada, mas foi absolvida.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida mostra Joaquim Ponte, menino branco, pequeno sorrindo com as mãos na cintura e cabelo preto de franja - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Joaquim Ponte, menino branco, pequeno sorrindo com as mãos na cintura e cabelo preto de franja - Metrópoles - Foto: Reprodução

O técnico de informática Guilherme Raymo Longo foi condenado, neste sábado (21/10), a 40 anos de prisão pela morte do enteado Joaquim Ponto Marques, 3. O Tribunal do Júri, que ocorreu ao longo da semana, foi realizado 10 anos após o crime, em 2013. A mãe do menino, também julgada, foi absolvida.

Joaquim morreu em novembro de 2013. Ele foi encontrado morto no Rio Pardo, em Barretos (SP), cinco dias após ser dado como desaparecido. O menino, que era diabético, recebeu uma alta dose de insulina. Segundo o Ministério Público de São Paulo, o padrasto teria aplicado 166 unidades da substância para matar o garoto.

Julgamento

O julgamento do caso ocorreu 10 anos após a morte de Joaquim. A princípio, Guilherme foi condenado a prisão em regime fechado por todos os crimes da denúncia: homicídio qualificado por motivo fútil, recurso que impossibilitou defesa da vítima e meio cruel.

O padrasto do menino estava preso desde 2018, quando foi capturado pela Polícia Internacional (Interpol) na Espanha e extraditado para o Brasil. A mãe da criança respondia em liberdade pelo homicídio desde 2014, mas por ter sido omissa ao não impedir o convívio do filho com o ex-companheiro, mesmo sabendo que ele era usuário de drogas e tinha comportamento violento. Ela acabou inocentada de todas as acusações.

No total, o júri durou seis dias, cinco deles reservados para depoimentos. O interrogatório dos réus, que ocorreria neste sábado (21), foi adiantado para sexta-feira (20).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?