metropoles.com

Caso Henry: tribunal mantém prisão de Jairinho por unanimidade

Julgamento do pedido de liberdade do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior foi realizado na 7ª Câmara Criminal nesta terça-feira (9/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
jairinho_preso
1 de 1 jairinho_preso - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Os desembargadores da 7ª Câmara Criminal, por unanimidade, decidiram manter o vereador cassado e médico Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, na cadeia. Ele e a ex-parceira, Monique Medeiros, são acusados da morte do menino Henry Borel, em 8 de março.

No pedido de liberdade, o advogado de Jairinho, Braz Sant’Anna, alegou a inocência do cliente e lembrou que ele já foi vereador por cinco mandados. Disse que sua cassação, em junho, mostra que não tem mais influência política e que moraria em Bangu, zona oeste, onde está a sua família.

5 imagens
Monique Medeiros chora no julgamento
Dr. Jairinho e Monique Medeiros
Em audiência, o pai falou sobre os medos relatados por Henry
Henry chegou ao hospital com diversas marcas de agressão
1 de 5

Monique é acusada pela morte do filho, Henry

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 5

Monique Medeiros chora no julgamento

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 5

Dr. Jairinho e Monique Medeiros

Reprodução G1
4 de 5

Em audiência, o pai falou sobre os medos relatados por Henry

Aline Massuca/Metrópoles
5 de 5

Henry chegou ao hospital com diversas marcas de agressão

Reprodução/ redes sociais

“Não vislumbro constrangimento ilegal na prisão. Já foi marcada a prova de defesa onde há divergência entre Jairinho e Monique, portanto, por hora, deve permanecer a prisão”, afirmou o desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto. Jairinho é acusado ainda de coação no curso do processo contra ex-funcionárias, como a babá do menino, Thayna de Oliveira Ferreira.

Pai do menino Henry, o engenheiro Leniel Almeida Júnior comemorou a decisão dos desembargadores. “Agradeço”, afirmou Leniel que acompanhou a sessão por videoconferência. “Não existe aqui a chamada Lei de Talião, conhecido pelo olho por olho, dente por dente”, disse ao Metrópoles.

“O Habeas Corpus é um remédio constitucional que visa garantir a liberdade de locomoção de alguém preso ilegalmente ou que tenha a liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal. E o remédio para o que fizeram com Henry, existe? Meu filhinho teve sua liberdade ceifada por um assassinato brutal cometido por duas pessoas que, minimamente, merecem permanecer presas”, concluiu Leniel.

Depoimentos

Jairinho e Monique foram presos em 8 de abril e respondem ao processo no 2º Tribunal do Júri. Eles arrolaram 46 testemunhas de defesa para prestar depoimento nas próximas audiências previstas para 14 e 15 de dezembro, entre elas familiares, amigos e funcionários, além de peritos contratados.

Denunciados pelo Ministério Público por tortura e homicídio qualificado com emprego de tortura, não se decidiu ainda na Justiça se eles vão a júri popular. Nas audiências onde foram ouvidas as testemunhas de acusação, que ocorreram em outubro, à época, o promotor Fábio Vieira defendeu que a morte do garoto se deu por “sadismo e interesse financeiro”.

Na ocasião, o depoimento mais surpreendente foi o da babá do menino, Thayna de Oliveira Ferreira, ao apresentar uma terceira versão sobre o caso. Ela alegou que não sabia das agressão do padrasto do menino, reveladas à mãe Monique Medeiros, por mensagens. Thayna responde por falso testemunho.

Monique e Jairinho alegaram que a morte do menino Henry foi provocada por um acidente doméstico. Mas laudo do Instituto-Médico Legal apontou 23 lesões no corpo do menino por agressão. Jairinho responde ainda por maus-tratos a outras três crianças, filhos de ex-namoradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?