metropoles.com

Caso do menino acorrentado em barril: três são denunciados por tortura

O garoto foi resgatado pela Polícia Militar no dia 30 de janeiro, após a corporação receber uma denúncia anônima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PMSP
campinas
1 de 1 campinas - Foto: Divulgação/PMSP

O Ministério Público Estadual de São Paulo (MPESP) ofereceu denúncia por tortura contra o pai, a madrasta e a filha dela no caso de um menino de 11 anos encontrado acorrentado em um barril, dentro de casa, em Campinas, no interior do estado. O garoto foi resgatado pela Polícia Militar no dia 30 de janeiro, após a corporação receber uma denúncia anônima.

Proposta pela promotora Adriana Vacare Tezine, a acusação também atribui ao pai da criança o crime de abandono intelectual, com pena prevista de multa ou detenção de 15 dias a um mês, uma vez que o garoto não estava matriculado e ficou sem acesso à escola em 2020. Para tortura, a pena é de dois a oito anos de prisão.

“A denúncia cita o resultado de exame de corpo de delito, que apontou na criança lesões causadas por agentes contundentes e corto-contundentes”, diz comunicado do MPESP, divulgado na última sexta-feira (12/2). Caso a acusação seja aceita pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), os três se tornam réus e devem ser submetidos a julgamento.

Segundo a PM, a criança estava dentro de um barril, amarrada e com o tampo fechado em um barraco no Jardim Itatiaia, bairro de Campinas. “Os policiais militares encontraram o garoto em uma situação inacreditável e de total desamparo, tratado de forma desumana e com requintes de crueldade”, disse a corporação, em texto sobre o caso, em janeiro.

Ainda de acordo com a PM, o garoto estaria “com muita sede, amarrado e em constante exposição ao sol”. “O casal foi detido e relatou previamente que o menino teria um problema psiquiátrico e lhes ‘dava muito trabalho'”, afirmou.

O menino foi hidratado, recebeu alimento e ficou sob cuidados médicos. A ocorrência foi apresentada na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas e o Conselho Tutelar também acompanha o caso.

4 imagens
Professor é preso
A vítima tem 13 anos
1 de 4

Em Campinas (SP), uma outra situação de maus-tratos chocou o Brasil. Garoto de 11 anos era mantido acorrentado dentro de barril. Ele pediu ajuda aos vizinhos pela janela

Divulgação/PMSP
2 de 4

Professor é preso

Reprodução
3 de 4

A vítima tem 13 anos

Emais goias/Divulgação
4 de 4

Imagem Ilustrativa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?