metropoles.com

Caso Anic: réu afirma que matou e concretou advogada a mando do marido

Lourival Correa Netto Fadiga afirmou que o marido de Anic Peixoto Herdy, desaparecida desde fevereiro, mandou matar a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Mulher com traje de banho
1 de 1 Mulher com traje de banho - Foto: Arquivo pessoal

A defesa de Lourival Correa Netto Fadiga, réu no caso do desaparecimento da advogada Anic Peixoto Herdy, ocorrido em 29 de fevereiro deste ano, alega que ele cometeu o crime a mando do marido da vítima, Benjamin Cordeiro Herdy. Segundo a versão apresentada, Lourival teria enterrado e concretado o corpo de Anic. O crime ocorreu em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Anic Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, advogada e estudante de psicologia, está desaparecida desde o dia 29 de fevereiro deste ano. Na última vez em que foi vista, ela usava um vestido bege e amarelo, com um colete jeans. O principal suspeito do desaparecimento seria Lourival Correa, apontado como amante da vítima.

Lourival, conhecido como Gordo ou Fadiga, alegou ter matado a advogada em um hotel no dia 29 de fevereiro deste ano e, posteriormente, a teria levado para um local na Região Serrana. O corpo de Anic nunca foi encontrado pela polícia.

Durante coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (24/9), a advogada Flávia Fróes, responsável pela defesa de Lourival, afirmou que ” o mandante do assassinato é Benjamin Herdy, marido de Anic”. “O plano foi forjado pelos dois e só não deu certo porque a filha de Benjamin gravou uma conversa dela com Benjamin e Lourival, em que ela estranha o crime”, disse Flávia Fróes.

De acordo a defesa de Lourival, “durante todo o período do falso sequestro, Benjamin e Lourival estiveram juntos. As antenas dos celulares de Lourival e Benjamin vão provar que ambos estavam no mesmo lugar e fizeram tudo juntos”, contou Flávia.

Flávia contou que Lourival “utilizou o telefone da Rebecca [filha de Benjamin] para se movimentar, e manda a mensagem de Guapimirim para Benjamin após o assassinato”.

 

5 imagens
Advogada desaparecida na região serrana do Rio de Janeiro
Anic Peixoto Herdy, advogada desaparecida na região serrana do Rio de Janeiro
Anic Herdy e Lourival Fadiga
Lourival Correa Netto Fadiga é suspeito de sequestrar Anic
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Advogada desaparecida na região serrana do Rio de Janeiro

Reprodução/Redes Sociais
3 de 5

Anic Peixoto Herdy, advogada desaparecida na região serrana do Rio de Janeiro

Arquivo pessoal
4 de 5

Anic Herdy e Lourival Fadiga

Reprodução
5 de 5

Lourival Correa Netto Fadiga é suspeito de sequestrar Anic

Apesar da confissão, a delegada responsável pelo caso, Cristiana Onorato Miguel, informou que nada foi encontrado contra Benjamin. Os policiais analisaram o celular dele, “vasculhando de ponta a ponta”, mas não encontraram nenhuma evidência sobre a ligação de ambos.

O advogado de Benjamin, João Vitor Ramos, afirmou que a acusação “se trata de mais um ato de desespero e crueldade” e que ele entraria com um processo contra Lourival e os procuradores. As informações são do G1.

De acordo com a advogada Flávia, o local onde Anic foi morta será submetido a perícia, incluindo o uso de luminol para detectar o sangue da vítima e a coleta de material genético.

Carta confissão de Lourival

Lourival Correa afirmou que o crime foi planejado desde janeiro, em conjunto com o marido da vítima, um mês antes do desaparecimento da advogada, e que o sequestro foi apenas uma invenção.

A advogada divulgou uma suposta carta escrita por Lourival da cadeia, à qual o Metrópoles teve acesso. Nela, ele confessa o crime e indica o mandante. A defesa afirma que “Anic está morta” desde o primeiro dia do desaparecimento.

Veja:

Carta
Carte feita por Lourival

“Eu, Lourival C. N. Fatica, declaro que o Benjamin Cordeiro Herdy me mandou matar sua esposa, Anic Herdy, e que a compensação financeira é mera cortina de fumaça”, confessa Lourival.

A defesa alega que a motivação do crime por parte de Lourival foi exclusivamente financeira e que o marido da vítima “sugeriu que Lourival assumisse o crime sozinho”, além de oferecer dinheiro para sustentar sua família. A advogada também menciona que câmeras de um Bradesco no Barra Shopping registraram o momento em que Lourival e Benjamin realizaram um saque de R$ 15 mil, no dia em que um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de ambos.

Para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), entre os quatro réus do crime estão: o mentor do crime, Lourival Correa Netto Fadiga; seus filhos Henrique Vieira Fadiga e Maria Luiza Vieira Fadiga; e a amante de Lourival, Rebecca Azevedo dos Santos.

De acordo com o MPRJ, estão sendo feitas análises da delação, mas ainda “não chegaram a um acordo sobre os benefícios que poderiam ser aplicados ao caso”. A ação segue o trâmite na 2ª Vara Criminal.

Relembre o caso

Anic Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, advogada e estudante de psicologia, desapareceu em 29 de fevereiro deste ano. Imagens registradas por um circuito de segurança mostram a mulher estacionando o carro em um shopping de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Os principais suspeitos do crime são: Lourival Correa Netto Fadiga; seus filhos Henrique Vieira Fadiga e Maria Luiza Vieira Fadiga; e a amante de Lourival, Rebecca Azevedo dos Santos.

De acordo com o Ministério Público, o sequestro de Anic rendeu R$ 4,6 milhões para Lourival, Rebecca e os dois filhos do homem, Maria Luísa e Henrique. O principal suspeito, Lourival Correa Netto Fatica, teria revelado que recebeu ordens de um mandante e admitiu ter mantido um relacionamento com a vítima, antes de matá-la.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?