Compartilhar notícia
A manhã deste sábado (25/5) foi de preparativos em um abrigo de Porto Alegre. Uma mesa de manicure improvisada sobre rolos de papel higiênico, a sala de maquiagem no hall de entrada, um café colonial e muita expectativa por todos os lados.
Em meio ao caos que assola o estado, seis casais abrigados na antiga sede um atacado no bairro Agronomia se preparam para dizer sim em uma cerimônia coletiva organizada por voluntários.
“Acima de tudo, porém, revistam-se de amor, o elo perfeito”. Com essa frase, o convite de casamento anunciava o evento, que terá direito à benção religiosa, alianças e churrasco de comemoração e contará com a presença de 120 convidados, entre abrigados e familiares.
A ideia começou a ganhar forma depois que Ederson Cadernal Fanfa pediu a mão de Ariana Querin da Silva, realizando um antigo sonho da companheira. O clima de romance contagiou os abrigados e novos pares se animaram.
“Arrumamos tudo, doações de docinhos, vestidos, bolos. A história virou um brilho em meio ao caos”, disse a voluntária Fernanda Cristina Evangelista Maretoli.
Não apenas para os casados que o período das enchentes trouxe boas novas. Há quem diga que a ideia de fim do mundo acelerou iniciativas na vida dos solteiros também, com maior número de matchs dentro e fora dos aplicativos de relacionamento.
“Aquilo que estava latente, esperando para acontecer, ganhou razão de ser”, disse Maria Nascimento.
Há tempos planejando arrumar coragem para dizer sim para aquele convite, a cabelereira aproveitou a desculpa da falta de água para pedir banho na casa de uma conhecida e fazer o approach. A investida deu certo.
No caso da servidora pública Andréia Fialho Assenato, o período turbulento serviu para acelerar uma decisão que já vinha sendo amadurecida há tempos: morar junto com o namorado. As estradas trancadas, a falta de água e o desejo de estar mais próximo fez com que ela encerrasse a estadia em Arroio do Sal, onde morava sozinha, e mudasse em definitivo para a casa de Leandro, em Porto Alegre.
“A grande coisa nisso tudo é a parceria de quem tá contigo. Eu estava fazendo voluntariado e ele trabalhando, mas depois ia lá me ajudar, me dava apoio para seguir e queria estar comigo sempre que podia”, relata.
Outra história sobre afeto que brota na resiliência é a dos empreendedores Paula Moletta e Lucas Fontes, que se conheceram através do trabalho voluntario, em 2019 e decidiram virar sócios um tempo depois, em uma consultoria de educação climática.
Durante os dias da enchente, tiveram uma aproximação tão intensa que os fez olhar diferente um para o outro.
“A gente estava atuando nos resgates, na limpeza, passamos o tempo todo envolvido mobilizando pessoas e discutindo soluções para a cidade. Quando nos demos conta, já estávamos totalmente envolvidos, e decidimos assumir esse sentimento” conta a dupla.
Os noivos
Os casais que se uniram em matrimônio neste sábado foram: Ariana Quirin da Silva e Ederson Caternal Fanfa; Hellen Silveira Soares e Leonardo Rodrigo Vegas; Jéssica de Mello e Jordan Ismael da Costa Cardoso; Luana de Souza e Jackson Rodrigues; Maria do Carmo Santos Silveira e Jardel Nunes de Oliveira; e Luciana de Oliveira Meireles e Gerson Della Favera Fross.