Casal gay casa por meio de cartório virtual pela 1ª vez no Brasil
O defensor público Diego Vale e o médico tenente da Força Aérea Brasileira, (FAB), Guilherme Mesquita selaram a união estável no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
Uma união estável inusitada foi feita por meio da tecnologia Blockchain, no Rio de Janeiro. O fato inédito teve como protagonistas o defensor público Diego Vale e o médico tenente da Força Aérea Brasileira, (FAB), Guilherme Mesquita. Na prática, o casal conseguiu selar o relacionamento por meio de um cartório virtual.
O processo pioneiro, que seguiu normas e procedimentos legais, foi possível graças à rede Notary Ledgers da startup Growth Tech, que fornece serviços cartoriais digitalmente usando o IBM Blockchain Platform em IBM Cloud.
O casal, que está junto desde janeiro de 2016, decidiu oficializar a união para possibilitar a transferência de Guilherme do Rio de Janeiro para São Paulo, cidade onde Diego vive.
Durante a cerimônia, a certidão, que também é expedida fisicamente pelo cartório, foi disponibilizada em cerca de 20 minutos a partir da plataforma virtual.
Entenda
O processo envolveu a criação de uma identidade digital do casal na rede, após a escolha do serviço, e um breve questionário para a geração automática de ação sindical estável. O certificado foi validado por dois notários e assinado digitalmente.
“Foi tudo prático e rápido, só precisamos fornecer dados e levar o documento de identificação no dia. A vantagem maior é que o certificado digital é um mecanismo que aumenta a confiança do processo, e que também é possível a verificação de autenticidade online”, ressaltou Guilherme.