metropoles.com

Casa da Morte, em Petrópolis, vai virar memorial da ditadura militar

Memorial deve receber investimento de R$ 1,4 milhão pelo Poder Executivo. Casa da Morte era usada para aprisionar, torturar e matar pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida da Casa da Morte, localizada em Petrópolis (RJ) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da Casa da Morte, localizada em Petrópolis (RJ) - Metrópoles - Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) termo de convênio entre o Ministério Direitos Humanos e da Cidadania e a Prefeitura de Petrópolis (RJ) que transformará a Casa da Morte, na cidade da serra fluminense,  em um memorial. O espaço era utilizado de forma clandestina durante a ditadura para aprisionar, torturar e matar pessoas sequestradas pelo Estado. A publicação saiu nesta nesta quinta-feira (8/8).

Desde janeiro deste ano os órgão públicos atuam em um processo de desapropriação do imóvel, passo fundamental para construção do memorial. Agora, o espaço busca investimento de R$ 1,4 milhão pelo Poder Executivo, que permitirá a primeira fase da transformação do espaço, incluindo a desapropriação e reparações no estado do imóvel.

Serão implementados, ainda, um projeto museológico, composição de acervo e um plano educativo para preservar a história da casa.

A Casa da Morte

Durante a ditadura militar, o local, conhecido como “a Casa da Morte”, foi usado como centro de tortura. Do espaço, diversos civis desapareceram. O imóvel foi cedido pelo proprietário a uma autoridade local, que o repassou ao Centro de Informações do Exército (CIEx).

Estudos estimam que pelo menos 22 pessoas foram mortas no local. Apenas uma pessoa conseguiu sobreviver à Casa da Morte, Inês Etienne Romeu, que faleceu em 2015.

Inês relatou todo o processo vivido no local e protocolou um documento-relato na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1979. Com o depoimento, a localização e o uso clandestino da casa vieram à tona.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?