Casa da Moeda para de produzir passaportes por falta de pagamento
Os postos de atendimento da Polícia Federal responsáveis pela emissão do documento já foram informados que a confecção está suspensa
atualizado
Compartilhar notícia
A Casa da Moeda suspendeu a produção de passaportes brasileiros por falta de pagamento. Os postos de atendimento da Polícia Federal (PF) responsáveis pela emissão dos passaportes já foram informados que a confecção do documento está paralisada.
A previsão é de que a interrupção gere mais atraso na entrega do documento, que, antes mesmo da decisão da Casa da Moeda, já estava demorando mais do que o prazo máximo de seis dias úteis para ser feito.
O contrato de produção dos passaportes é formalizado pela Polícia Federal diretamente com a Casa da Moeda. No entanto, o pagamento do serviço é feito pelo Tesouro Nacional. Atualmente, o contrato está vencido e o novo acordo ainda não foi formalizado.
Sediada no Rio de Janeiro, a Casa da Moeda produz mensalmente 183.300 passaportes. Neste ano, a produção dos documentos comuns e de urgência ficou temporariamente parada por causa de uma falha em um dos equipamentos usados para confeccioná-los.