Cartão-postal do ES, Convento da Penha muda regras em alta temporada
Medida busca dar segurança e comodidade aos visitantes do local em semanas festivas
atualizado
Compartilhar notícia
Espírito Santo — O Convento da Penha, localizado na cidade de Vila Velha (ES), vai adotar novas medidas para garantir a segurança dos visitantes. A partir de sábado (9/4), carros particulares não poderão subir pelo percurso habitual.
O endereço é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo e um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. No mês de abril, entre os dias 17 e 25, acontece a Festa da Penha. A semana festiva atrai muita gente e, por isso, a medida foi adotada.
Há alternativas para o acesso restrito ao local. Os visitantes podem optar por um trajeto feito por uma van, cujo valor para subida e descida é de R$ 5. Se preferir utilizar o transporte em apenas um dos sentidos, o valor é de R$ 3,50. Os bilhetes podem ser pagos em dinheiro, PIX ou PicPay.
Quem quiser subir a pé pode optar por dois caminhos. O primeiro é o da Estrada Principal, que possui 1,2 km de extensão. O outro é o da Ladeira da Penitência, que tem 500 m de extensão em uma subida íngreme.
As equipes de liturgia, música e ministros da eucaristia que atuam nas celebrações poderão usar o serviço das vans de forma gratuita. Pessoas com mobilidade reduzida extrema ainda terão o acesso em carros particulares liberado.