Carta de Natal escrita por Juscelino Kubitschek há quase 50 anos continua atual em tempos de crise política
Mensagem do ex-presidente produzida em 1966, nos primeiros anos da ditadura, foi resgatada e compartilhada nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Uma carta de Natal escrita pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em 1966 poderia ser apenas mais uma peça histórica utilizada para contextualizar um conturbado período vivido pelo país durante os primeiros anos da ditadura militar. Porém, analisada quase 50 anos depois, se mostra curiosamente atual em tempos de profunda crise política.
A mensagem foi restaurada pelo perfil Histórias de Brasília, que costuma reproduzir no Facebook fatos e imagens históricas referentes à cidade. Produzido no momento em que o fundador da capital se juntava a Carlos Lacerda e a João Goulart na Frente Popular, movimento criado com a intenção de restabelecer o regime democrático no país, o texto fala sobre esperança de um ano melhor para que o Brasil pudesse passar pelo conturbado momento em que vivia.
O cartão é de 1966, mas a mensagem continua atual. Feliz Natal para todos nós que amamos Brasília! =)
Posted by Histórias de Brasília on Quinta, 24 de dezembro de 2015
Em tempos de Lava-Jato, contas na Suíça, esquemas de corrupção e roubalheiras sem fim, a carta de JK nos recorda que triste não é olhar para frente em busca de um fio de esperança por dias melhores, mas, sim, olhar para trás e ver que insistimos em repetir erros do passado.