metropoles.com

Carreta sem freio causou acidente que matou equipe de remo no Paraná

A PRF informou que a carreta perdeu o freio antes de bater na traseira da van em que a equipe de remo estava. Acidente aconteceu na BR-376

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de equipe de remo morta em acidente - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de equipe de remo morta em acidente - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Nove pessoas morreram em um acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, depois que uma carreta contêiner tombou sobre uma van que transportava a equipe de remo Remar para o Futuro, no domingo (20/10). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmaram que sete vítimas eram atletas com idades de 15 a 19 anos, todos de Pelotas (RS).

A PRF também detalhou que, entre os mortos, está o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, e o motorista da van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e com ferimentos leves. Ele foi levado ao Hospital São José, em Joinville (SC), assim como o motorista da carreta.

5 imagens
Tragédia no trio elétrico: Saiba como estão os quatro feridos internados no Hospital da Restauração; 3 pessoas morreram
Equipe de remo ganhou sete medalhas em competição antes de acidente na BR-376
Um acidente envolvendo um carro, uma carreta e uma van, que transportava atletas de uma equipe de remo, deixou ao menos seis mortos
Tragédia com equipe de remo matou 7 atletas, técnico e motorista no PR
1 de 5

Acidente na BR-376

Divulgação / PRF
2 de 5

Tragédia no trio elétrico: Saiba como estão os quatro feridos internados no Hospital da Restauração; 3 pessoas morreram

Reprodução / Redes sociais
3 de 5

Equipe de remo ganhou sete medalhas em competição antes de acidente na BR-376

Divulgação/PRF
4 de 5

Um acidente envolvendo um carro, uma carreta e uma van, que transportava atletas de uma equipe de remo, deixou ao menos seis mortos

Divulgação/PRF
5 de 5

Tragédia com equipe de remo matou 7 atletas, técnico e motorista no PR

Reprodução/Redes sociais

“A princípio, a carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios e colidido com a traseira da van, que foi projetada à frente e colidiu com a traseira do automóvel, conduzido por um homem que estava sozinho e não se feriu. Em seguida, a carreta arrastou a van para fora da pista, tombando sobre ela”, detalhou a PRF.

Veja vídeo do local do acidente:

Neste fim de semana, a equipe de remo de Pelotas representou o Clube Centro Português 1º de Dezembro no Campeonato Brasileiro Unificado, realizado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Eles conquistaram sete medalhas e sofreram o acidente ao retornarem para a cidade de origem.

O projeto de remo garantiu, nesse sábado (19/10), o ouro no four skiff masculino, com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo. No domingo (20/10), o time conquistou o ouro no four skiff feminino, com Helen Belony Centeno, ao lado de Evelen Cardoso (GNU), Vitória Brandão e Isabela Silveira (Botafogo).

O Remar para o Futuro também levou três medalhas de prata e duas de bronze, encerrando a competição como a sexta melhor equipe.

Os oito atletas que representavam o projeto ganharam medalhas, e o coordenador técnico classificou o desempenho como “excelente” e “histórico”.

A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por causa do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, encontrou-se com familiares das vítimas na manhã desta segunda (21/10).

Vítimas do acidente

Nove óbitos, de vítimas com as seguintes idades:

  • 15 anos (2);
  • 16 anos (1);
  • 17 anos (3);
  • 19 anos (1);
  • 43 anos (1); e
  • 52 anos (1).

“Dor irreparável”

Após o acidente fatal na BR- 376, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para lamentar a morte dos jovens.

“Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu o presidente.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que recebeu, com “imensa tristeza, a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito”.

“Eles estavam representando nosso estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplo de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo, em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, lamentou Leite.

O chefe do Executivo gaúcho complementou dizendo que ordenou “que a Secretaria de Segurança Pública se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso”.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que disponibilizou toda a estrutura do estado para realizar o atendimento e fornecer apoio às vítimas.

“Minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente gravíssimo que ocorreu ontem na BR-376, em Guaratuba. Colocamos a estrutura do estado à disposição para fazer o atendimento no local e dar apoio às famílias. Que Deus conforte os corações nesse momento difícil”, afirmou o governador em sua conta do X.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?