metropoles.com

Caroline de Toni, da ala ideológica do PL, fica com a CCJ na Câmara

Caroline de Toni disse não entender tanta rejeição ao nome dela e afirmou que os conservadores devem ter voz no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
caroline de toni
1 de 1 caroline de toni - Foto: Reprodução/Facebook

Da ala mais ideológica do PL, a deputada federal Caroline de Toni (SC) foi escolhida como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O grupo de discussão é um dos mais antigos do Parlamento e se torna muito importante porque se manifesta praticamente sobre todas as questões de grande relevância que passam pelo Congresso Nacional.

A polêmica em torno do nome de Caroline de Toni se junta a um dos maiores pontos de discórdia nas indicações para comissões: o do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para a presidência da Comissão de Educação. Ferreira e De Toni são considerados nomes radicais do partido.

Houve um acordo para que as duas maiores bancadas da Câmara alternassem na liderança da CCJ. O PT comandou o colegiado em 2023, e o PL ficou com o colegiado neste ano.

De Toni foi indicada ao posto pelo líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ). O nome da parlamentar enfrentou resistência entre governistas e até mesmo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, por ela ser considerada “radical demais”. Apesar das críticas, mais uma vez, o PL manteve a indicação de Caroline ao cargo.

“Para mim é uma grande honra e me sinto preparada para mais esse desafio. Assumo com responsabilidade e com a certeza de que farei uma gestão transparente e equilibrada, pautada na Constituição e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, escreveu a deputada em suas redes sociais.

Caroline de Toni defende conservadores

Depois, em entrevista, a parlamentar disse que não entendia tanta rejeição ao nome dela.

“Nós, deputados que somos conservadores, tivemos as maiores votações históricas do Brasil. […] Essas pautas [conservadoras] também refletem o sentimento de milhões de brasileiros. Essas pautas são legítimas e merecem respeito e consideração no Parlamento”, afirmou.

Além da CCJ, o PL estará à frente de outros colegiados importantes: Comissão de Educação; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Esporte e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?