Carne de baleia encalha em Salvador e moradores fazem churrasco
O animal pesava aproximadamente 40 toneladas e tinha 15 metros. Vídeos circulam pelas redes sociais mostrando a baleia sendo cortada
atualizado
Compartilhar notícia
Uma baleia jubarte encalhou na praia de Coutos, em Salvador (BA), e virou carne de churrasco para os moradores do Subúrbio Ferroviário, próximo à região. O animal pesava aproximadamente 40 toneladas e tinha 15 metros.
Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, é possível ver pessoas cortando, com dificuldade, a gordura do animal e grupos coletando os restos da baleia. Em um dos vídeos, um homem mostra pedaços fatiados da carne em uma assadeira de metal. “Parece carne de boi mesmo”, afirmou.
VÍDEO MOSTRA MORADORES EXTRAINDO E FAZENDO CHURRASCO DE CARNE DE BALEIA QUE ENCALHOU NA BAHIA"Olha aqui que viagem. Carne de baleia. Tá ligado? Não passa [doença] nada", diz um homem que aparece no vídeo fazendo o churrasco. Pescadores que trabalham na região contaram que, desde o dia que a baleia morreu, muitas pessoas estiveram na praia para pegar a carne do animal e levar para casa.
Posted by Cesar Saldanha on Tuesday, September 3, 2019
A bióloga Luena Fernandes, do Projeto Baleia Jubarte, explicou, em entrevista ao site Aventuras na História, que a atividade pode ser perigosa, com grande risco de contaminação por doenças comuns ao mamíferos.
“Logo após a morte do animal, inicia-se o estado de decomposição”, explicou. Luena afirmou que a ação infringe leis ambientais (7.643/87), pois é proibida a pesca, o consumo e a comercialização de cetáceos em águas brasileiras. Nenhum caso de intoxicação foi registrado até agora.