Carnaval: desfile de blocos de rua em São Paulo pode ir para setembro
Data para Carnaval de rua ainda é estudada pela prefeitura da capital paulista. Desfiles de escolas de samba ocorrem na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Durante um seminário de blocos de Carnaval de rua realizado no último sábado (16/4), a Ocupa Carnaval São Paulo e a Associação de Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP), que representam cerca de 160 blocos, aceitaram desfilar em setembro.
A proposta, porém, depende do aval da Prefeitura, que ainda estuda uma data para os desfiles.
Na última segunda-feira (11/4), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) havia dito à GloboNews que seria possível realizar o Carnaval de rua em setembro. Não há definição até agora. “Se for setembro, está fechado! Eu vou ter tempo de soltar o edital, pode ser junho [mas] não no Corpus Christi”, falou, na ocasião.
Agora, as entidades tentam negociar com a prefeitura uma data, porque querem ter o apoio financeiro e de segurança do Poder Público para realizar os festejos.
Desfile das escolas
Os desfiles das escolas de samba serão realizados no Sambódromo nos dias 22 e 23 de abril, e alguns blocos devem sair às ruas nas mesmas datas. Entretanto, não será o Carnaval oficial de rua de São Paulo – não houve edital oficializando quais blocos irão desfilar.
A prefeitura informou que dá “integral apoio ao Carnaval dos blocos de rua” e está disposta a dialogar com as entidades que os representam. “A gestão municipal, que defende as manifestações culturais e democráticas, está empenhada em encontrar uma data consensual com tempo hábil para planejar o evento e, assim, garantir a segurança e a infraestrutura necessárias para os foliões e toda a população da cidade”, afirmou.
A gestão destaca que o evento exige planejamento, como roteiros, alterações no sistema viário e transporte público, infraestrutura básica, policiamento e serviços médicos, e que a legislação prevê a autorização para o Carnaval de rua precisa ser oficialmente requerido com antecedência mínima de 30 dias.