“Carnaval da Sapucaí vai acontecer”, diz governador do RJ
Governador Claúdio Castro defendeu a realização do carnaval no sambódromo apesar do avanço da Covid e da influenza no estado do Rio
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro defendeu nesta segunda-feira (10/1) a manutenção dos desfiles na Marquês de Sapucaí apesar da progressão dos casos de Covid e influenza no estado.
“A posição do governo hoje é que os blocos de rua não vão acontecer e todo o carnaval que a gente conseguir fazer o controle, e aí entra a questão municipal, mas todos aqueles em que seja permitido o controle, inclusive a Marquês de Sapucaí, na radiografia de hoje, vai acontecer”, afirmou o governador, em entrevista à TV Globo.
O governador ponderou que a liberação do carnaval na Sapucaí foi um assunto debatido com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, com a participação do conselho científico do estado nos temas relacionados à pandemia. E reconheceu que ainda não prevalece um consenso sobre o tema.
“Algumas pessoas opinaram no conselho científico. Não foi uma opinião oficial do conselho, não tem ata publicada nenhuma. Entendemos que, por ser um conselho plural, alguns vão concordar e outros vão discordar. Não há uma opinião oficial”, acrescentou.
Para Chieppe, o controle sanitário, com a apresentação do passaporte e do teste negativo para Covid, podem viabilizar a realização dos eventos em locais com controle de acesso.
“Nesse momento, a tendência é que o carnaval da Sapucaí seja mantido, adotando os protocolos de segurança necessários”, disse o secretário de Saúde.
O titular da pasta ressaltou que não é possível, no entanto, estabelecer a decisão final sobre um evento que deve ocorrer daqui a dois meses.