metropoles.com

Cármen Lúcia envia à Presidência do STF decisão sobre depoimento de Cid na CPI

A defesa do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro pediu à Corte salvo-conduto para faltar a depoimento marcado pelo presidente da CPMI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ministra Cármen Lúcia, no TSE
1 de 1 Ministra Cármen Lúcia, no TSE - Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), remeteu à Presidência da Corte Suprema a decisão sobre a obrigatoriedade do comparecimento de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8/1, que ocorre no Congresso Nacional.

O salvo-conduto pedido pela defesa de Cid traz como justificativa “o receio plausível e justo da prática iminente de atos ilegais e constrangedores que poderiam ocorrer durante seu depoimento perante a CPMI”.

O caso foi distribuído para Cármen Lúcia. Nesta terça-feira, ele enviou o caso para análise da Presidência. O pedido de medida liminar é contra ato do presidente da CPMI, deputado federal Arthur Oliveira Maia, para que Cid preste depoimento.

Em decisão anterior, o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do Inquérito nº 4.923, autorizou que presos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro sejam ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Entre os nomes que foram permitidos à depor na CPI está o de Mauro Cid. Embora tenha liberado o depoimento, Moraes Mauro Cid pode exercer o direito ao silêncio, e não responder aos questionamentos que possam incriminá-lo. Essa decisão foi citada por Cármen Lúcia na remessa feita à Presidência.

Cid está preso desde 3 de maio por determinação de Moraes. Ele está em um quartel do Exército, em Brasília, e é apontado como o pivô de uma fraude no cartão de vacinação do ex-presidente, além de ter armazenado no celular uma minuta de golpe, junto a trocas de mensagens antidemocráticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?