metropoles.com

Cármen Lúcia é relatora de inquérito que investiga fake news sobre RS

Lewandowski determinou a abertura de inquérito pela PF, após pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia - Metrópoles
1 de 1 Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra do Supremo Tribunal Fedral (STF) Cármen Lúcia assumiu a relatoria do inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para apurar fake news relacionadas à tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. O procedimento corre em sigilo.

Na última semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pediu à corporação a abertura de investigações sobre a divulgação de conteúdos falsos a respeito das enchentes no Rio Grande do Sul.

O ministro tomou a medida após pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). O governo federal tem reforçado que os conteúdos falsos divulgados por meio das redes sociais têm atrapalhado as operações de resgate.

A Secom chegou a enviar ao Ministério da Justiça uma relação de postagens que comprovam a existência de fake news. Os conteúdos falsos afirmam, por exemplo, que o governo federal não estaria ajudando a população.

Na última sexta-feira (10/5), o governo federal instalou uma sala de situação para discutir ações de combate à divulgação de informações falsas relacionadas às chuvas no Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?