metropoles.com

Carlos Fávaro: preço do arroz deverá cair “de março para abril”

Ministro da Agricultura prevê ajuste de até 20% do preço nos supermercados, após redução dos valores para os produtores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), futuro ministro da Agricultura, em comissão do Senado - Metrópoles
1 de 1 Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), futuro ministro da Agricultura, em comissão do Senado - Metrópoles - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, previu que o preço do arroz nos supermercados deverá diminuir de março para abril. A expectativa é de redução de até 20%, proporção de queda também para os produtores.

“Ao produtor caiu muito rápido, mas no supermercado pouco ainda aconteceu. Ele [supermercado] tem de acabar esse estoque para comprar a nova safra. Que esse processo seja o mais rápido possível. De março para abril, já começa a cair”, afirmou, nesta quinta-feira (14/3), no Palácio do Planalto.

Fávaro demonstrou preocupação com o preço também do feijão, trigo e da mandioca. A alta nos valores de compra foi atribuída aos eventos climáticos extremos do fim de 2023.

“Tivemos queda da produção de feijão, mas tem a terceira safra agora. O trigo é outra preocupação, mas vamos tomar medidas de incentivo para milho, feijão, trigo, e mandioca, para o novo plano safra”, adiantou.

Caso o repasse da queda de preço não seja sentida nos mercados, o titular da Agricultura falou que o governo federal poderá “tomar outras medidas” para reduzir o preço para a população.

Políticas públicas

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, em reunião nesta manhã, pela garantia, “a todos que querem voltar a produzir alimentos, que a gente garanta renda com políticas públicas”.

Fávaro comentou não se tratar de um “intervencionismo”, apenas de “política pública”. O encontro desta manhã é o segundo realizado nesta semana com Lula para discutir o preço dos alimentos, preocupação do governo, especialmente, após desempenho abaixo do esperado em pesquisas de avaliação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?