Carlos Bolsonaro: “Governo lança em 30 dias leilões de três portos”
O filho do presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para fazer o anúncio. Serão duas áreas em São Paulo e uma no Paraná
atualizado
Compartilhar notícia
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) postou no Twitter, neste sábado (20/07/2019), que o governo federal fará uma segunda rodada de leilões de portos em 30 dias. De acordo com o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), três terminais portuários serão colocados à venda, sendo duas áreas no porto de Santos, em São Paulo, e uma em Paranaguá, no Paraná. “O Brasil saindo das mãos do loteamento político! Eles estrebucham e manipulam, mas continuamos acreditando que jamais seremos uma Venezuela”, escreveu.
Em abril passado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) marcou para agosto o leilão de arrendamento de áreas nos portos.
O porto de Paranaguá centraliza uma “saia-justa” diplomática entre Brasil e Irã. Lá, dois navios iranianos estão atracados desde junho sem combustível. A Petrobras se recusa a abastecer os cargueiros em razão das sanções dos Estados Unidos.
Os navios trouxeram ao Brasil ureia e voltariam carregados de milho. Mas a estatal petroleira brasileira teme punições americanas e se recusa a abastecer as embarcações, que estão na “lista negra” do Departamento do Tesouro americano.
Uma das embarcações está carregada com 48 mil toneladas de milho — avaliadas em R$ 45,5 milhões. Ela deveria ter partido para o Irã em 8 de junho. O outro navio aguarda, desde o dia 9 de junho, o combustível para seguir rumo ao Porto de Imbituba, em Santa Catarina, onde receberá a carga.
Em manifestação enviada na noite de sexta-feira (19/07/2019), ao Supremo Tribunal Federal, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opinou pela suspensão da decisão liminar que obriga a Petrobras a fornecer combustível a duas embarcações iranianas.
Em uma segunda publicação, Carlos criticou “roubos” e “narrativas desonestas da mídia”, sem deixar claro se o comentário é referente aos navios. “Se quisermos avançar devemos aprender com erros, não disse roubos, e fundamentalmente mostrar e cobrar coisas que realmente interessam ao Brasil. Há muitos feitos e muitos outros virão”, comemorou.
Veja a sequência de publicações de Carlos Bolsonaro:
Governo Bolsonaro lança nos próximos 30 dias leilões de mais 3 terminais portuários. Duas áreas no porto de Santos-SP e uma em Paranaguá-PR. O Brasil saindo das mãos do loteamento político! Eles estrebucham e manipulam, mas continuamos acreditando que jamais seremos uma Venezuela
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 20 de julho de 2019
Sempre somos dominados pelas narrativas desonestas da “mídia”. Se quisermos avançar devemos aprender com erros, não disse roubos, e fundamentalmente mostrar e cobrar coisas que realmente interessam ao Brasil. Há muitos feitos e muitos outros virão. Ou focamos ou nada aprendemos!
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 20 de julho de 2019