metropoles.com

Cargos, pauta conservadora e lealdade: as cartas na sucessão de Lira

Negociações ainda patinam com foco dos partidos no segundo turno, mas siglas já articulam o que querem em troca de apoiar candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Faltando pouco menos de quatro meses para a eleição do sucessor do deputado Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, as negociações seguem nos partidos para decidir qual candidato será apoiado. Atualmente há três nomes principais na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem apoio de Lira, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Todos os três trabalham para alcançar o maior número de apoiadores, mas o caminho é complexo e envolve promessa de lealdade, compromisso com pautas conservadoras e cargos na Mesa Diretora da Câmara.

O PT, por exemplo, quer acima de tudo que o próximo presidente da Câmara não cause problemas ao Palácio do Planalto, como pautas que afetem a agenda econômica ou ações sem diálogo, que tragam surpresas ao Executivo.

Apesar do líder do partido, Odair Cunha (PT-MG), demonstrar entusiasmo com a candidatura de Motta, a sigla ainda vê com ressalvas o apoio a um candidato que foi muito alinhado a Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa que pautou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

No PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a preocupação é com a pauta conservadora, que vai desde temas mais ideológicos, como drogas e aborto, até propostas que são consideradas um revanchismo ao Supremo Tribunal Federal (STF), como a que permite ao Congresso derrubar decisões da Corte.

6 imagens
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Elmar Nascimento é o candidato do União Brasil para a presidência da Camara
Hugo Motta é o atual líder do Republicanos na Câmara
Ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro
Prédio do STF com o Congresso Nacional ao fundo
1 de 6

Deputado federal Arthur Lira

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 6

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 6

Elmar Nascimento é o candidato do União Brasil para a presidência da Camara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 6

Hugo Motta é o atual líder do Republicanos na Câmara

Mário Agra / Câmara dos Deputados
5 de 6

Ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Prédio do STF com o Congresso Nacional ao fundo

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A ala mais bolsonarista da sigla defende que o apoio seja condicionado à garantia de que as propostas conservadoras, como proibição de todas as drogas, e o pacote anti-STF, pro exemplo, tenham andamento dentro da Câmara.

Apesar de em público haver essa defesa, a cúpula do PL na Casa já repetiu algumas vezes que está fechado com o candidato de Lira, Hugo Motta, e que é difícil que isso mude.

Além das preocupações em torno da agenda, todos os maiores partidos estão de olho nos cargos da Mesa, como vice-presidência e as quatro secretarias que compõe o comando da Casa. Apesar disso estar em negociação, o que ficará com  cada partido só será conhecido horas antes da votação. Isso porque a vaga nos cargos de secretaria é preenchida pelo cálculo do coeficiente do bloco que apoia o candidato.

Por exemplo, se um candidato tiver sete  partidos com ele, será somado o total de deputados e a partir disso será dividido as secretarias, com os partidos que são maiores tendo a preferência.

Elmar e Brito caminham juntos

Depois de Elmar ter sido preterido por Lira, que escolheu Motta para ter seu apoio, o deputado baiano se aliou a Brito em busca da sucessão. Ambos acordaram que seguem com suas candidaturas, mas quando estiver próximo da eleição, o que estiver mais forte permanece e o que tiver menos apoio sai em favor do outro.

Na ocasião em que não foi escolhido por Lira, Elmar entendeu a ação do presidente da Câmara como uma “traição”, já que ambos participaram juntos de diferentes eventos e eram aliados desde o primeiro mandato de Lira no comando da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?