metropoles.com

“Capricho”: vereador mineiro pede vacinação a servidores de Câmara

José Geraldo Muniz (PV), o “Zé do Binga”, fez solicitação ao presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Ouro Preto
ZÉ DO BINGA
1 de 1 ZÉ DO BINGA - Foto: Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Ouro Preto

Durante reunião plenária da Câmara Municipal de Ouro Preto (MG), na última quinta-feira (25/2), o vereador José Geraldo Muniz, conhecido como “Zé do Binga” (PV), solicitou ao presidente da Câmara, Luiz Gonzaga do Morro (PR), que fizesse um “capricho”. Ele pediu que o político entrasse em contato com a Secretaria de Saúde para “vacinar todos os vereadores e funcionários da casa Legislativa”.

“Estamos aqui no dia a dia, na linha de frente”, afirmou o vereador durante a sessão. O parlamentar sugeriu que o presidente da Casa procurasse os “meios legais” e se informasse “para ver se a gente [vereadores] poderia ser imunizado também”.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Ministério da Saúde orienta que, no momento, a vacinação tenha foco nos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19, com alto nível de exposição ao vírus.

Idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas acima de 80 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiências que residem em instituições inclusivas, e a população indígena, também fazem parte dos grupos prioritários a serem vacinados no país.

Por ter 56 anos, e não fazer parte de nenhum dos grupos prioritários, o vereador Zé do Binga não apresenta, segundo o PNI, nenhum requisito para ser imunizado na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

O pedido de Zé do Binga gerou críticas por parte de um dos vereadores presentes na sessão de ontem. O vereador Wanderley Rossi Júnior (PT), conhecido como “Kuruzu”, se manifestou na hora, e afirmou que não quer ser vacinado pois o ato seria “furar fila”.

“Estamos vendo críticas no Brasil inteiro de políticos se beneficiando de tráfico de influência para furar fila”, disse Kuruzu.

Zé do Binga reagiu a fala de Kuruzu, e negou estar pedindo para “furar fila”. “Ontem mesmo, eu fiquei sabendo que um motorista da Saúde foi vacinado e outro não foi. Ele me procurou e eu disse para procurar o direito dele, tem que procurar o direito. Estou procurando os caminhos legais, e isso não é furar fila”, argumentou o vereador.

Veja o vídeo do momento em que o vereador faz o pedido ao presidente da Câmara Municipal:


Ao Estado de Minas, a Casa Legislativa de Ouro Preto teria informado que “a solicitação do vereador foi feita tendo em vista o Projeto de Lei N°534/2021, aprovado nessa quarta-feira (24), no Plenário do Senado, que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a Covid-19”.

Ainda de acordo com o jornal, a Câmara Municipal afirmou que o pedido de Zé do Binga “foi apenas para que os edis possam se inteirar sobre o assunto, analisar e se planejar para a possibilidade de compra de vacina, de forma legal, pela Câmara Municipal Ouro Preto, em momento oportuno, e de acordo com o Plano Nacional de Vacinação”.

O Metrópoles tentou contato com o gabinete oficial do vereador Zé do Binga, mas até a atualização da reportagem, ninguém atendeu às ligações. A reportagem também solicitou o posicionamento oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto, que ainda não respondeu ao pedido.

Leitos ocupados em Ouro Preto

No início de fevereiro, o prédio da Câmara Municipal de Ouro Preto, na qual o vereador trabalha, passou por processo de assepsia e desinfecção após quatro servidores públicos assintomáticos testarem positivo para Covid-19 no local. Depois do ocorrido, as atividades do Legislativo voltaram a acontecer a tarde, de forma reduzida.

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a taxa de ocupação de leitos para tratar pacientes com Covid-19 no município é de 90%. A cidade já teve mais de 2,5 mil casos confirmados da doença e 49 mortes confirmadas.

4 imagens
Ouro Preto já teve mais de 2,5 mil casos confirmados da Covid-19
A cidade já teve mais de 49 mortes confirmadas pela doença
O município tem uma taxa de ocupação de leitos para Covid-19 de 90%
1 de 4

Vereador José Geraldo Muniz (PV), o "Zé do Binga", fez solicitação ao presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto na sessão de quinta-feira

Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Ouro Preto
2 de 4

Ouro Preto já teve mais de 2,5 mil casos confirmados da Covid-19

Hotel Urbano/Reprodução
3 de 4

A cidade já teve mais de 49 mortes confirmadas pela doença

Getty Images
4 de 4

O município tem uma taxa de ocupação de leitos para Covid-19 de 90%

Hotel Urbano/Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?