Capitais suspendem vacinação da Covid. Calendário será retomado na 2ª
São Paulo, Maceió e Campo Grande mantiveram pontos de vacinação para este domingo (2/1). Fortaleza segue imunizando contra a gripe
atualizado
Compartilhar notícia
O ponto facultativo do feriado de Ano-Novo alterou, em quase todas as capitais do Brasil, o cronograma de vacinação contra a Covid-19. O calendário deve ser retomado normalmente na próxima segunda-feira (3/1), de acordo com informes publicados pelas secretarias municipais de Saúde.
A cidade de São Paulo, no entanto, manteve o planejamento normal e imunizará pessoas durante o domingo (2/1) em parques e na Avenida Paulista. Segundo a Prefeitura, farmácias Avenida Paulista aplicarão primeira, segunda e dose de reforço contra a Covid das 08h às 16h. Com uma hora a mais de prazo, ou seja, até às 17h, é possível receber a D1, D2 e DA nos parques Buenos Aires, do Guarapiranga, do Carmo, Vila Lobos, da Independência e da Juventude. Veja detalhes aqui.
Em Maceió, serão apenas dois pontos de vacinação abertos: no Terminal Rodoviário (Feitosa) e na Unidade Móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na orla de Ponta Verde.
Campo Grande segue com a imunização somente no drive-thru da UCDB. Já em Fortaleza, seis postos de saúde ficarão abertos para atendimento exclusivo de síndrome gripal até este domingo. Contudo, não haverá atendimento nos centros de vacinação contra a Covid-19.
Covid em dezembro
O Brasil registrou no mês de dezembro o menor número de mortes por Covid-19 desde março de 2020, quando ocorreram os primeiros registros de casos no país. Ao todo, segundo informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país contabilizou 4.329 óbitos em decorrência do novo coronavírus no período.
Vale ressaltar, porém, que os dados podem não corresponder à realidade dos registros, uma vez que os sistemas do Ministério da Saúde com as informações foram hackeados duas vezes.
A invasão criminosa atrapalhou a contabilidade dos casos e mortes pela em decorrência do novo coronavírus no país, em especial no último mês de 2021. Há ainda a chance real de subnotificação de mortes.