metropoles.com

Capitais do Sudeste batem recorde de frio após chegada de ciclone

Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte assistem a uma forte queda na temperatura devido ao “corredor de vento” extratropical

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Jeff Schmaltz via Wikimedia Commons
Imagem de satélite mostra ciclone extratropical frio - Metrópoles
1 de 1 Imagem de satélite mostra ciclone extratropical frio - Metrópoles - Foto: Reprodução / Jeff Schmaltz via Wikimedia Commons

Três capitais do Sudeste brasileiro, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, bateram recorde de frio com a chegada de um ciclone extratropical.

Os termômetros da região, desde domingo (11/8), apresentam temperaturas extremamente baixas, quebrando recordes históricos.

A cidade do Rio de Janeiro vivenciou, nesta terça-feira (13/8), a madrugada mais gelada desde julho 2011. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8,3ºC em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, às 6h. A capital carioca não tinha temperaturas tão baixas há 13 anos, quando a mínima foi de 8,1°C.

Segundo as previsões meteorológicas do Inmet, as temperaturas devem permanecer estáveis. A previsão para sábado (17/8) é que a máxima seja de 31ºC.

Em São Paulo, as temperaturas foram ainda mais baixas. Na madrugada de domingo, o termômetro da estação meteorológica de Parelheiros-Marsilac, no sul da capital paulista, registrou 4,3°C.

Segundo o Inmet, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, a temperatura chegou a -2,3ºC. A previsão é que partir de quinta-feira (15/8) o ar frio perca força.

A capital mineira, Belo Horizonte, testemunhou o dia mais gelado do ano nessa terça-feira. Às 6h, foi registrado 8ºC na região da Pampulha.

Essa é a segunda vez que a cidade registra a menor temperatura neste ano, em menos de três dias. O recorde prévio havia sido no domingo, com a marca de 9,5ºC.

Frio também em Goiás

O estado de Goiás também bateu recordes de baixas temperaturas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a cidade de Jataí, no sudoeste goiano, bateu 2°C na manhã de domingo.

O ciclone extratropical é formado em alto mar. Apesar do ciclone não passar diretamente sobre o território brasileiro, ele provoca uma queda acentuada na temperatura dos estados no Sul e Sudeste, assim como causa ventos costeiros acentuados no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?