Pequena igreja do século 17 é destruída por incêndio
Não há relato de vítimas. Bombeiros tentaram conter as chamas, em Diamantina (MG), mas a rapidez do fogo impediu que o prédio fosse salvo
atualizado
Compartilhar notícia
A capela Santa Rita de Cássia, também conhecida como “Igreja da Sopa”, localizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, foi destruída após um incêndio no meio da tarde desta sexta-feira (04/10/2019). Segundo o jornal O Tempo, bombeiros informaram que começaram a tentar conter o incêndio por volta das 15h40.
Não há relato de vítimas. O chefe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Diamantina, Junno da Mata, informou que será feita uma investigação sobre a tragédia. Nas redes sociais, vídeos e fotos do fogo consumindo a pequena igreja se espalharam rapidamente.
Que tristeza!!! Capela Santa Rita de Cássia, do século XVIII em Diamantina, MG, pega fogo. E ela foi restaurada em 2017 !!! pic.twitter.com/jIEWtuLfyU
— Afonso Borges (@afonsoborges) 4 de outubro de 2019
Mata informou que capela havia passado por uma restauração em 2017. “Há uns anos, houve um investimento de restauração e escoramento da igreja e nesse primeiro momento ainda é um incógnita o que possa ter ocasionado [o início do incêndio]”, afirmou o chefe do Iphan local.
O prefeito da cidade, Juscelino Roque (MDB), lamentou o ocorrido e disse que a igreja faz parte do patrimônio histórico da cidade. “Estamos constantemente fazendo investimentos nas da igrejas do Município de Diamantina, na busca de valorizar esse patrimônio cultural da cidade”, disse.