Caos no RJ: tempestade deixa mortos; municípios ficam debaixo d’água
Fortes chuvas que atingiram o Rio provocaram inundações e uma série de transtornos; provas marcadas para este domingo foram adiadas
atualizado
Compartilhar notícia
As fortes tempestades que caíram no Rio de Janeiro durante a noite desse sábado (13/1) e madrugada deste domingo (14/1) provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no metrô. Relatos espalhados em vídeos publicados na internet mostram diversos municípios em baixo d’água. Há ao menos dois mortos e um desaparecido.
Provas previstas para este domingo foram adiadas, como as da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o concurso para bolsistas na área de Saúde para a Prefeitura do Rio. Além disso, os ensaios de escolas de samba foram suspensos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado (13/1), alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais.
O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.
Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina.
Pontos de apoio
A prefeitura do RJ divulgou pontos de apoio para os quais a população pode se dirigir em caso de necessidade. São escolas municipais da Zona Norte:
Coelho Neto
E. M. Charles Anderson
Rua Carlos Pachêco Ávila, S/N
Pavuna
E. M. Andrea Fontes Peixoto
R. Fausto e Castro, S/N
E. M. Telêmaco Gonçalves Maia
Praça Ênio, S/N
Vídeos de alagamento
Durante a noite, moradores filmaram ruas tomadas pela água barrenta em Guaiuba, no Complexo do Acari. Também há registros da noite de pânico vivida em Nova Iguaçu e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Veja vídeo:
⛈️ Como era previsto, a chuva caiu com muita força no Rio de Janeiro e diversos pontos de alagamentos e inundações foram registrados, deixando vários municípios debaixo d’água.
Moradores filmaram ruas tomadas pela água barrenta em Guaiuba, no Complexo do Acari. Também há… pic.twitter.com/PYoDRy5J51
— Metrópoles (@Metropoles) January 14, 2024
No MetrôRio, ainda não se sabe a extensão dos danos causados pelas chuvas, mas moradores registraram o “rio” que se formou entre Acari e Pavuna.
Vídeo postado no X pelo perfil
@rjfavelanoticia mostrou uma das estações totalmente alagada. O serviço ficou interrompido temporariamente.
Há relatos de que dezenas de pessoas acabaram ilhadas na estação de Colégio. “Gente que trabalha até tarde da noite e pega os últimos trens da noite para ir para casa, mas, devido a essa forte chuva, o metrô só tá indo até Colégio. Ruas estão todas alagadas”, comentou o administrador do perfil.
Veja vídeo:
😨 No MetrôRio, ainda não se sabe a extensão dos danos causados pelas chuvas da noite de sábado (13/1) e madrugada de domingo (14/1), mas moradores registraram o “rio” que se formou entre Acari e Pavuna.
Vídeo postado no X pelo perfil @rjfavelanoticia mostrou uma das estações… pic.twitter.com/2fxXznnYL5
— Metrópoles (@Metropoles) January 14, 2024
Jet ski
Em Rocha Miranda, Zona Norte do RJ, um homem foi flagrado pilotando um jet ski, na madrugada deste domingo (14/1).
Em uma das cenas, é possível ver que o homem leva também uma mulher, que aparentemente grava a situação, e uma criança.
Veja:
🚤 Um homem foi flagrado pilotando um jet ski em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (14/1). Vários vídeos do momento foram publicados e viralizaram nas redes sociais.
Em uma das cenas é possível ver que homem leva também uma mulher, que… pic.twitter.com/HO0nlBlySV
— Metrópoles (@Metropoles) January 14, 2024