Caos no Amazonas tem delegacia, ambulância e prédios incendiados
Os ataques, realizados em Manaus e em cidades do interior do Amazonas, são promovidos por suspeitos de integrarem organização criminosa
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM) informou, nesta segunda-feira (7/6), que ao menos 29 veículos foram incendiados em Manaus, desde a madrugada de domingo (6/6). A capital do Amazonas e cidades do interior do estado têm sido alvo de ataques cometidos por organização criminosa, em retaliação à morte de um traficante.
De acordo com o balanço atualizado às 11h (horário de Brasília) pela SSPAM, foram realizadas 30 prisões de pessoas envolvidas com a onda de violência. Uma criança de 11 anos foi detida, suspeita de atuar como olheira do crime.
Entre os veículos incendiados na capital, estão 15 ônibus, três carros, três micro-ônibus, uma van, duas carretas, duas viaturas da polícia, dois tratores e uma retroescavadeira. A secretaria também registrou incêndios na garagem de uma empresa de ônibus. Além disso, uma ambulância do Samu foi roubada e queimada pelos criminosos.
Na capital, a organização criminosa também ateou fogo em dois comércios; sete vias públicas; sete edificações, incluindo cinco agências bancárias; e oito prédios públicos, como em uma unidade básica de Saúde (UBS) e o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Informações do departamento de inteligência da SSPAM apontam que a motivação para o início das ações de vandalismo foi a morte do traficante Erick Batista Costa, o Dadinho. Segundo a pasta estadual, a ordem de depredação teria partido de dentro de um presídio, por membros do mesmo grupo criminoso do traficante.