Candidatos mais velhos são registrados com mais de 1.000 anos. Entenda
Candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram até 15 de agosto para registrar candidatura junto à Justiça Eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A média de idade entre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador é de 47 anos, no entanto, alguns candidatos ultrapassam esse percentual. Alguns dos postulantes às prefeituras e câmaras municipais extrapolam, inclusive, os 1.000 anos, pelo menos é o que indica o registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.
Os candidatos tiveram até 15 de agosto para realizar o registro de candidatura. Neste período, os postulantes apresentaram, por exemplo, declaração de bens e atas de convenções, além das informações básicas, como data de nascimento, raça e estado civil.
Todavia, alguns candidatos apresentaram datas de nascimento que, inclusive, são anteriores à chegada dos portugueses às terras de Vera Cruz, quando o Brasil ainda não era Brasil.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Assim, pelo registro de candidatura, o candidato mais velho nas eleições municipais deste ano é Roger Caputi (MDB), que disputará a prefeitura de Osório, no Rio Grande do Sul, com 1.062 anos.
Entre as mulheres, a mais velha é Fabiana Martins, ou Fabiana da Manga (Podemos), que vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Rodeiro, em Minas Gerais, com 1.049 anos.
Entre os candidatos com mais de 100 anos que registraram candidatura, Claudia Araujo, ou Claudia do Caldo (Progressistas) é a mais nova, nascida em 1919 – 105 anos. Ela é candidata à Câmara de Chapadão do Céu, em Goiás.
Conheça todos os candidatos com mais de 100 anos:
A Constituição não estabelece um limite de idade para a candidatura a cargos públicos, mas impõe idade mínima para disputar as eleições, sendo 18 anos para concorrer a vereador, 21 para deputado e prefeito.
Eleições 2024
Neste ano, 5.569 municípios brasileiros irão escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 155.912.680 eleitores aptos a votar em 2024.
O primeiro turno do pleito municipal está marcado para 6 de outubro e, caso necessário, o segundo turno deve ocorrer em 27 do mesmo mês.