Candidatos encaram ciências da natureza e matemática no 2º dia do Enem
Última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicada em todo o Brasil neste domingo (12/11)
atualizado
Compartilhar notícia
A última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicada em todo o Brasil neste domingo (12/11), quando mais de 3,9 milhões de inscritos tentarão realizar o sonho de ingressar no ensino superior, conforme divulgou o Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos vão encarar o segundo dia de provas para testar seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Ao todo, os participantes têm cinco horas para responder 90 questões — 45 referentes a ciências da natureza e outras 45 sobre matemática. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.
Confira o cronograma:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 2º dia: 18h30
No primeiro dia de exames, no último domingo (5/11), as provas aplicadas foram de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As questões envolveram temas como a Palestina, desigualdades como machismo e racismo, inclusão e diversidade, preconceito linguístico, ditadura militar e mudanças climáticas.
Os escritores Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo também foram citados, assim como a música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso. O educador Paulo Freire, forte alvo de críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve entre os temas abordados pelo Enem.
Itens obrigatórios para o Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos estão autorizados a apresentar documentos digitais para se identificar nos locais de provas.
De acordo com o órgão, a identificação pode ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digital, nos respectivos aplicativos oficiais. Vale ressaltar que capturas de tela não serão aceitas.
Serão aceitos os seguintes documentos de identificação:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Em caso de perda ou furto dos documentos, o candidato pode apresentar o boletim de ocorrência feito até 90 dias antes do primeiro dia de prova. Além disso, é necessário levar canetas esferográficas de tinta preta, fabricadas em material transparente.
O que levar para fazer a prova:
– Documento de identificação (RG ou outro documento oficial com foto);
– Caneta esferográfica preta em material transparente (dica: levar pelo menos duas);
– Garrafa de água em material transparente; e
– Lanches leves (frutas, castanhas, sanduíches, sucos etc.) também embalados em material transparente.
Itens proibidos
Conforme o edital do Enem, os candidatos não podem portar relógios, qualquer tipo de equipamento eletrônico, anotações ou livros, artigos de chapelaria como óculos ou chapéu, protetor auricular ou fone de ouvido, canetas de material não transparente, lapiseiras, lápis, borracha, régua ou corretivo.
Durante toda a prova, celulares e outros aparelhos eletrônicos ficarão lacrados em envelope porta-objetos, que deve ser mantido abaixo da carteira utilizada pelo candidato.