Candidatos denunciam irregularidades no concurso da ANTT
O Cebraspe, banca responsável pelo concurso, nega as acusações e esclarece que não há qualquer irregularidade no resultado divulgado
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos do concurso da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) , denunciam supostas irregularidades no processo de seleção.
Segundo denúncia encaminhada por um concorrente ao Ministério Público Federal (MPF), as notas teriam aumentando estranhamente após recursos contra questões discursivas.
Em nota, o Cebraspe nega as acusações.
“O Cebraspe informa que a fase de recursos existe justamente para corrigir eventuais inconsistências no resultado provisório e esclarece que não há qualquer irregularidade no resultado final divulgado”, destacou.
A ANTT explicou ao Metrópoles que o processo não foi finalizado, e que qualquer questionamento sobre o andamento deve ser direcionado ao Cebraspe, a empresa responsável pelo concurso.
“A Agência acompanha as etapas do certame, realizado pelo Cebraspe, banca contratada que atendeu a todos os requisitos de qualificação técnica para condução do concurso”, ressaltou.
Segundo a denúncia encaminhada ao MPF, alguns candidatos tiveram as notas aumentadas de 107% a 567%. ISso gerou suspeitas de manipulação dos resultados e possível violação dos princípios de isonomia e legalidade que guiam os concursos públicos.
O concurso da ANTT oferece 50 vagas, com salários de até R$ 16 mil.
“A prova discursiva, inicialmente avaliada com critérios que deveriam garantir a equidade na correção, viu suas notas provisórias subir drasticamente após a fase de recursos”, alegou um candidato que não quis se identificar.
O Ministério Público Federal informou que a denúncia foi cadastrada na última segunda-feira (10/6), e aguarda distribuição para um ofício competente.