Candidatos à lista tríplice da PGR fazem último debate, em Brasília
Em clima amistoso, nove participantes responderam questões relacionadas à atuação do MPF e defenderam o fortalecimento da instituição
atualizado
Compartilhar notícia
Nove dos 10 candidatos à lista tríplice para a Procuradoria-geral da República (PGR) participaram do último debate da campanha na manhã desta sexta-feira (14/06/2019), na sala de sessões do Conselho Superior do Ministério Público Federal, em Brasília. Os principais pontos tratados foram o fortalecimento da instituição e o relacionamento com outros poderes, como o Legislativo.
Durante três horas, os candidatos fizeram perguntas diretas para os colegas da mesa e responderam a questões formuladas por membros do MPF.
A lista é organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). De três nomes vencedores, um pode ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para suceder a atual procuradora-geral, Raquel Dodge. A eleição será no dia 18 de junho, de forma eletrônica, em todas as unidades do MPF.
O presidente da República, no entanto, não garante que sua indicação será baseada na lista tríplice, como tem sido feito nos últimos 18 anos. Dodge, por sua vez, colocou-se disponível para recondução ao cargo.
Ao longo da campanha, os candidatos e a ANPR defenderam a indicação por meio da lista como forma de garantir a autonomia da instituição e o pertencimento dos membros do Ministério Público no processo de escolha. Neste último dia, o método foi novamente apoiado.
Candidatos
No total, 10 candidatos disputam as três vagas na lista para tentar ocupar o cargo de procurador-geral da República:
- Antônio Carlos Fonseca Silva (subprocurador-geral da República)
- Blaul Dalloul (procurador regional da República)
- José Bonifácio de Andrada (subprocurador-geral da República)
- José Robalinho Cavalcanti (procurador regional da República)
- Lauro Cardoso (procurador regional da República)
- Luiza Cristina Luiza Frischeisen (subprocuradora-geral da República)
- Mário Bonsaglia (subprocurador-geral da República)
- Nívio de Freitas (subprocurador-geral da República)
- Paulo Eduardo Bueno (subprocurador-geral da República)
- Vladimir Aras (procurador regional da República)
Veja os currículos divulgados pela ANPR: