metropoles.com

Candidato tem votação anulada e São João de Meriti não terá 2º turno

TRE-RJ indeferiu o registro da chapa do candidato Prof. Joziel. Com isso, Leo Vieira atinge 50,91% dos votos válidos e se elege em 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Leo Vieira, declarado prefeito de São João de Meriti
1 de 1 Imagem colorida de Leo Vieira, declarado prefeito de São João de Meriti - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu o registro da chapa liderada pelo candidato em São João de Meriti (RJ), Prof. Joziel (DC). Com a decisão, o município não terá segundo turno e quem assumirá a prefeitura será Leo Vieira (Republicanos, foto em destaque), que ficou em primeiro lugar na disputa, com 122.399 votos. A determinação foi tomada na noite dessa terça-feira (8/10).

Os 2.264 votos destinados a Joziel serão anulados, o que alterará o total de votos válidos em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense. Com a decisão, os 122.399 votos de Leo Vieira (Republicanos), o mais votado no primeiro turno, realizado no domingo (6/10), passarão a representar 50,91% do total de votos válidos, tornando-o o novo prefeito da cidade.

A juíza Renata Travassos, da 88ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, assinou a decisão que impede o segundo turno em São João de Meriti. A determinação concluiu que a chapa de Prof. Joziel não cumpriu o prazo legal para a troca de candidato a vice-prefeito, que, neste caso, seria Felipe Castro da Silva.

O registro de Felipe foi considerado indeferido, com trânsito em julgado da sentença, no dia 11 de setembro. A chapa deveria ter feito a troca até o dia 17 de setembro. A juíza classificou a chapa como “irremediavelmente inviabilizada”. As informações são do G1.

Segundo turno

O candidato Leo Vieira, que obteve 49,82% dos votos, enfrentaria Valdecy da Saúde (PL), que alcançou 33,01%, em um segundo turno.

A juíza determinou que a decisão “implicará alteração do resultado do pleito”, considerando a vitória de Leo Vieira para prefeito. A declaração oficial da vitória de Vieira será feita na sexta-feira (11/10), às 14h, no cartório da 88ª Zona Eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?