metropoles.com

Candida auris: Anvisa confirma terceiro caso de superfungo no Brasil

 A infecção ocorreu em um hospital público de Recife. Há outro caso suspeito em investigação. Agência chama atenção para o risco de surto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reptile8488/GettyImages
pesquisa em laboratório
1 de 1 pesquisa em laboratório - Foto: Reptile8488/GettyImages

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o terceiro caso de infecção pelo fungo Candida auris no Brasil. A infecção ocorreu em um hospital público de Recife.

A contaminação foi confirmada na terça-feira (11/1), mas só foi divulgada pela agência reguladora nesta quarta-feira (12/1). “Ainda há outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial”, alerta a Anvisa.

Desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.

É o terceiro caso de Candida auris no país. Em dezembro do ano passado, o fungo foi identificado na ponta do cateter de um homem de 59 anos, que estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital da Bahia e na amostra clínica de urina de um paciente de 88 anos internado em um hospital de Salvador

“A Anvisa está acompanhando as ações relacionadas ao surto, articulando-se com os envolvidos e apoiando as ações da força-tarefa nacional”, destaca a agência, em nota.

Segundo a Anvisa, existe a “propensão [do fungo] causar surtos em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua difícil eliminação do ambiente contaminado.

Riscos

O superfungo, como é chamado, pode ser resistente aos remédios, o que o torna perigoso. Ele pode causar infecção de corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.

Segundo a literatura médica, durante o adoecimento o corpo libera substâncias inflamatórias para combatê-lo. Em grande parte dos casos, a resposta é exagerada, o que ocasiona danos em diferentes órgãos, e isso pode matar o paciente. Os sintomas são febre, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco.

O micro-organismo foi detectado em países da Ásia na década de 1990, chegando nos anos 2000 à Europa e à América do Norte. Em 2018, ele foi descoberto na Venezuela, na Argentina e no Chile.

“Os laboratórios de microbiologia devem intensificar a vigilância laboratorial para a identificação do fungo Candida auris”, orienta a Anvisa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?