metropoles.com

“Canalha, corrupto e irresponsável”, diz Ciro Gomes sobre Bolsonaro

Ciro criticou a postura de Bolsonaro ao culpar as Organizações Não Governamentais (ONG) pelo aumento do desmatamento no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles
Ciro Gomes
1 de 1 Ciro Gomes - Foto: Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles

O candidato à presidência da Repúlica em 2018 e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) chamou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) de “corrupto, canalha, mentiroso e irresponsável”. Na manhã desta quinta-feira (22/8/2019), Ciro fez uma palestra sobre ciência e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Durante o encontro, o presidenciável afirmou ainda acreditar que a postura de Bolsonaro – em especial com relação a Amazônia – vai levar o país a sofrer um boicote da Europa em breve. “Nunca vi a imagem do Brasil tão degradada, tão enxovalhada como estou assistindo hoje”, disse Ciro. “Dentro de muito pouco tempo a Europa, maior compradora de produtos agrícolas brasileiros, vai nos impor restrições importantes que vão deixar o país com fratura exposta”, completou.

Ex-ministro da Fazenda, atual Economia, o político falou também sobre os problemas fiscais e comerciais do país. Ele considera o buraco na balança comercial preocupante, e, segundo Ciro, é mascarado pelo agronegócio e a mineração. O ex-ministro acredita que as declarações do Presidente vão incidir sobre isso e o Brasil pode ter restrições econômicas. “O dólar já passou de R$ 4 e pode chegar a R$5”, projetou.

Ciro criticou a postura de Bolsonaro e chamou ele de “canalha” ao culpar as Organizações Não Governamentais (ONG) pelo aumento do desmatamento e a onda de recentes queimadas no país. “Lamento dizer do presidente do meu país que ele é um irresponsável mentiroso”, afirmou. Gomes também ressaltou que Bolsonaro fez cortes nas verbas de fiscalização, autorizou 500 novos desmatamentos e não fez um gesto sequer para empoderar as estruturas de comando e controle sobre a Amazônia. “O mundo inteiro sabe disso”, lamentou.

O ex-ministro falou ainda sobre a tentativa do presidente de “filtrar” as produções culturais que terão apoio da Ancine. “A gente não devia se assustar com o que está acontecendo, nós elegemos esse monstro”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?