metropoles.com

Campos Neto defende autonomia do BC: “Processo vai amadurecer”

Para Roberto Campos Neto, presidente do BC, autonomia do órgão foi “um grande ganho institucional para o país”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Imagem colorida de Roberto Campos Neto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Roberto Campos Neto - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, defendeu, nesta terça-feira (13/8), a autonomia do órgão. “A autonomia está passando pelo seu primeiro teste, eu tenho certeza que o processo vai amadurecer”, declarou.

A fala ocorreu durante audiência pública com integrantes das comissões de Desenvolvimento Econômico, e de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.

“A autonomia está passando pelo seu primeiro teste, eu tenho certeza que o processo vai amadurecer e as pessoas vão entender ao longo do tempo que o Banco Central é técnico, trabalha com horizonte diferente e que trabalha de forma a atingir o mandato que é determinado pelo governo”, explicou Campos Neto.

Para o presidente do BC, a autonomia do órgão foi um grande ganho institucional para o país. Ele citou a eleição presidencial de 2022, onde o país teve pouca variação em termos de variáveis econômicas, que ainda segundo ele, ocorreu devido à autonomia do Banco Central.

Campos Neto fica no cargo até o fim do ano

A gestão de Campos Neto à frente do Banco Central termina em 31 de dezembro. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa indicar um nome para presidir o órgão nos próximos quatro anos.

Os dois anos de convivência entre Campos Neto e Lula estão sendo marcados por críticas do petista. O chefe do Executivo reclama da forma como o presidente do BC lida com a política monetária do país e chegou a questionar diversas vezes a autonomia do órgão.

Em uma das críticas marcantes, Lula indagou: “Entenderam que era importante colocar no BC alguém que tivesse autonomia. Autonomia de quem? Para servir quem? Atender quem?”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?