metropoles.com

Campbell toma posse como corregedor nacional de Justiça nesta 3ª feira

O ministro do STJ Campbell Marques assumirá a corregedoria do CNJ no lugar do ministro Luis Felipe Salomão, hoje vice-presidente do STJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mauro Campbell Marques
1 de 1 Mauro Campbell Marques - Foto: Reprodução

O ministro Mauro Campbell Marques tomará posse como corregedor nacional de Justiça nesta terça-feira (3/9), às 10h, no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Após a cerimônia, o ministro participa da 11ª Sessão Ordinária de 2024.

Ministro do Superior Tribunal da Justiça (STJ), Campbell Marques vai substituir Luis Felipe Salomão para o biênio 2024/2026. A nomeação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de julho de 2024.

O ministro Salomão, que deixou o cargo de corregedor, tomou posse como vice-presidente do STJ. Do dia 22 até a data da posse de Campbell fica no cargo de corregedor nacional de Justiça o conselheiro Guilherme Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Desafio

Campbell foi aprovado pelos parlamentares após sabatina no Senado Federal. Em sua fala, o novo corregedor do CNJ citou o desafio para lidar com o acúmulo, traduzido em 80 milhões de ações em tramitação. O magistrado também falou que o papel do juiz “não é somente proferir sentença, mas também social”.

Ele reforçou a necessidade de os juízes conhecerem as comarcas onde trabalham. “O juiz tem de ir a escolas, hospitais, postos de saúde. Ele precisa conhecer a realidade da sua jurisdição, para que tenha a dimensão de como poderá, por suas decisões, mudar a realidade da comunidade onde vive”, defendeu Campbell.

Sobre o enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito do Judiciário, Campbell destacou que a corregedoria vai tratar de maneira especial o tema. “Essa covardia tem de ter fim. O trabalho que já existe no CNJ, se depender da minha contribuição, será exitoso”, adiantou.

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável pela orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?