Campanha Feminicídio Zero leva “um minuto sem silêncio” aos estádios
Campanha do Governo Federal ocorrerá no jogo Vila Nova (GO) x Botafogo (SP) para conscientizar sobre combate à violência contra as mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha Feminicídio Zero, do Ministério das Mulheres e Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal chega aos estádios de futebol para transformar o tradicional minuto de silêncio em “um minuto sem silêncio”.
A ação acontecerá neste sábado (28/9), às 17h, na partida entre Vila Nova (GO) e Botafogo (SP), em Goiânia, pela série B do Campeonato Brasileiro, com transmissão ao vivo na TV Brasil.
Futebol é paixão nacional e os estádios são lugares de grande visibilidade. Por isso, levar a pauta de combate a toda e qualquer violência contra as mulheres para esse ambiente mostra-se fundamental para ampliar a conscientização e envolver diretamente toda sociedade, que precisa entender seu papel na luta contra a violência de gênero.
Pensando nisso, o Governo Federal criou uma ação de reforço para a campanha Feminicídio Zero exclusiva para estádios de futebol.
A ideia partiu do ritual já presente nos estádios, onde, antes de cada partida, o juiz pede aos presentes um minuto de silêncio em respeito a alguém que faleceu durante a semana do jogo. Dessa tradição, surgiu a ideia de transformar o minuto de silêncio em um minuto sem silêncio pelo feminicídio zero, onde todos os presentes serão convidados a entoar o grito de guerra e de conscientização:
“Feminicídio/Eu não tolero/Se ameaçar, eu vou ligar 180”.
Marcada para este sábado, a ação acontecerá em Goiânia, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, casa do Vila Nova. A equipe goiana receberá o Botafogo (SP) em partida válida pela série B do Brasileirão e os times não só aderiram à ideia como convidaram suas torcidas organizadas, via redes sociais, a fazer parte do movimento.