metropoles.com

Campanha comemora 20 anos do mês da visibilidade trans no Brasil

Ministério celebra 20 anos da visibilidade trans no Brasil com campanha e eventos, reforçando a luta por direitos e igualdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
mes-visibilidade-trans
1 de 1 mes-visibilidade-trans - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta semana, a campanha “Os 20 anos da visibilidade trans no Brasil“, que celebra as duas décadas de lançamento, no Congresso Nacional, a campanha “Travesti e Respeito”. A mobilização, na época, pautou discurssões a cerca de direitos e políticas públicas para essa parcela da população brasileira.

Realizada no dia 29 de janeiro de 2004, a data se tornou um marco no combate à transfobia no Brasil, sendo o ponto alto do mês da visibilidade trans. Anualmente, janeiro traz reflexões sobre a importância da visibilidade de pessoas transgênero, aceitação e representativadade da transexualidade, e conscientização da luta por acesso à saúde, educação, geração de emprego digno e ao enfretamento ao preconceito e discriminação.

Com a nova campanha, a pasta procura apontar os avanços conquistados, e lembrar dos 20 anos de luta e desafios enfretados pela população transsexual. A ação já realiza ações digitais sobre o tema nas redes sociais do ministério, além de ter apresentado o selo comemorativo do 20º aniversário da data, formado por uma imagem de uma borboleta, como símbolo de transformação e liberdade.

As peças digitais também contam com diversas informações a cerca da transexualidade, buscando responder perguntas comuns como: “O que é uma pessoa trans? Como funciona o processo transexualizador? Quais são os tipos de violações mais sofridas pela população trans? No que avançamos? E quais são os desafios?”.

A programação da campanha inclui também a divulgação de estudos relacionados ao público trans, eventos presenciais e encontro de gestores trans. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, confirmou presença na sessão solene comemorativa da data, na Câmara dos Deputados.

No próximo domingo (28/1), às 13h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, será realizada a Primeira Marcha Nacional pela Visibilidade Trans, organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Instituto Brasileiro de Transmaculinidades (Ibrat).

No mesmo dia, em São Paulo, acontecerá a oitava edição da Caminhada Trans, com o tema “Pelo Direito de Sobreviver, Existir e Resistir”, coordenada pela organização não governamental (ONG) Projeto Séforas. A caminha começará às 14h, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e seguirá pela rua Augusta, em direção a região do Largo do Arouche.

Todas as atividades comemorativas e que reforçam a luta por direitos iguais a população trans serão divulgadas no portal no ministério.

*Com informações da Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?