Caminhoneiros têm até o fim do ano para fazer exame toxicológico
Multa de exigência do exame toxicológico para caminhoneiros e profissionais com carteiras C, D e E volta a ser cobrada em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de definir que caminhoneiros e outros motoristas profissionais serão novamente multados se não tiverem o exame toxicológico em dia, o governo publicou uma deliberação que define a data de 28 de dezembro como limite para a realização do teste. A norma vale para quem tem as carteiras C, D e E.
Assim, a multa pela exigência do exame, que havia sido suspensa por causa da pandemia do coronavírus, volta a valer a partir de 28 de dezembro deste ano. O retorno foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 20 de junho.
Na ocasião, a mudança na regra previa um prazo de seis meses, de forma escalonada, para que motoristas regularizassem a situação. No Diário Oficial desta sexta-feira (20/6), houve a publicação da data limite.
Clique aqui para ver a publicação.
Periodicidade do exame toxicológico
A legislação de trânsito prevê o exame toxicológico para motoristas de veículos de grande porte, que deve ser renovado a cada dois anos e meio. O exame pode detectar o uso recorrente de substâncias nos últimos 90 dias.
Importante lembrar que os profissionais com carteiras C, D e E que estiverem dirigindo veículos dos tipos A e B (motos e carros) também serão cobrados pelo exame.