metropoles.com

Caminhoneiros: para Temer, até esta quarta situação será normalizada

Apesar do acordo feito com governo, caminhoneiros continuam a bloquear trechos de estradas federais brasileiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
michel temer
1 de 1 michel temer - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

O presidente da República, Michel Temer (MDB), afirmou em entrevista à TV Brasil, nesta terça-feira (29/5), que o governo “fez o possível” diante da paralisação dos caminhoneiros. “Nós esprememos todos os recursos governamentais para atender os caminhoneiros em reivindicações legítimas e para não prejudicar a Petrobras”, disse.

O emedebista afirmou ainda não ter mais como negociar a esta altura com as entidades da categoria. “Os líderes dos movimentos estão dizendo aos participantes da greve para voltar ao trabalho e isso está começando a dar resultado. Entre hoje (terça) e amanhã (quarta), isso já deve estar normalizado”, destacou.

Apesar do acordo feito pelo governo, caminhoneiros continuam bloqueando trechos de estradas federais brasileiras. Além disso, foram identificadas mobilizações alheias à categoria, com os chamados “infiltrados”, que já provocaram confrontos entre manifestantes e policiais em pelo menos quatro localidades no país. O conflito mais grave ocorreu em Bacabeira, no Maranhão, e levou à prisão sete pessoas.
Em novo balanço apresentado no início da noite desta terça-feira (29/5), o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Ademir Sobrinho, informou que, naquele momento, existiam três bloqueios totais de estradas na BR-070, saída do Distrito Federal para Goiás, em Minas Gerais e no Ceará. Segundo ele, “nenhum deles é feito por caminhoneiros”.
Uso de autoridade

De acordo com Michel Temer, o retorno do abastecimento no país é o mais importante neste momento e, se preciso, o governo vai “exercitar a autoridade prevista no texto constitucional”. “Acredito não haver necessidade de usar autoridade, porque movimentos estão se desmobilizando”, avaliou.

O presidente da República lembrou que há mais de 47 inquéritos abertos pela Polícia Federal (PF) para investigar supostos crimes relacionados à greve. A aplicação de multas, em conjunto, já é uma forma de o governo exercer sua autoridade. “Por aí já vai dar certo o uso da autoridade”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?