metropoles.com

Caminhoneiros dizem encerrar greve se isenção de impostos sair no DOU

“Se a decisão sobre zerar impostos for assinada, o movimento será automaticamente encerrado”, afirma representante sindical

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
greve dos caminhoneiros
1 de 1 greve dos caminhoneiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, afirmou que a paralisação dos motoristas “acaba automaticamente” se o Senado aprovar a redução da PIS/Cofins para combustíveis e a medida for sancionada pelo presidente da República, Michel Temer. Além disso, outra condição é que a retirada dos tributos seja publicada no Diário Oficial da União (DOU). “Se a decisão sobre zerar impostos for assinada, o movimento será automaticamente encerrado”, disse Fonseca.

O líder da entidade ressaltou que a expectativa era o Senado chancelar a decisão aprovada na Câmara na noite anterior. Fonseca demonstrou irritação ao saber que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), havia viajado para o Ceará.

Questionado sobre a decisão da Petrobras de reduzir o preço do diesel em 10% e mantê-lo estável por 15 dias, Fonseca disse que a medida “não refrescou nada” para os caminhoneiros.

Ele defende que a redução do preço tem de ser permanente – através dos impostos – e que haja maior previsibilidade na oscilação dos preços.  Para isso, o movimento dos caminhoneiros pretende pedir ao governo a mudança da frequência de atualização dos preços dos combustíveis.

Atualmente, a Petrobras atualiza a tabela diariamente conforme o preço internacional do petróleo e da variação do dólar. Ao governo, o movimento dos caminhoneiros pedirá uma janela mais ampla, com prazos que poderiam ser entre 30, 60 e 90 dias.

Durante a entrevista, o presidente da Abcam demonstrou contrariedade com a viagem do presidente do Senado para o Ceará. “Se Eunício quiser esperar até a semana que vem, vamos esperar, mas parados”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?