Caminhões com oxigênio da Venezuela saem para Manaus neste sábado
Ministro das Relações Exteriores da Venezuela afirmou que caminhões com “milhares de litros de oxigênio” partem do país em direção ao Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que caminhões com “milhares de litros de oxigênio” partem do país em direção ao Brasil neste sábado (16/1).
Os veículos sairão da sede da Siderúrgica del Orinoco Alfredo Maneiro (Sidor), siderúrgica estatal localizada em Puerto Ordaz, na Venezuela. O local fica a aproximadamente 1.600 quilômetros de Manaus (AM).
Arreaza disse que o governador do Amazonas, Wilson Lima, foi informado da doação ainda na sexta-feira (15/1). O ministro venezuelano não informou a quantidade de oxigênio que será transportado para o Brasil, mas disse que serão “milhares de litros”.
Ayer le di la buena noticia al Gobernador del estado Amazonas de Brasil 🇧🇷, que hoy sábado salen los primeros camiones cilindros con miles de litros de oxígeno, desde la planta de SIDOR, Puerto Ordaz, hacia Manaus. Le di también otra buena noticia… (sigue)
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 16, 2021
Além disso, segundo Jorge Arreaza, 107 médicos brasileiros e venezuelanos que se graduaram na Escola Latino-americana de Medicina, em Caracas, ofereceram serviços ao estado do Amazonas. A ajuda foi declarada em nome da Associação dos Médicos Formados no Exterior (AMFEX).
“Hoje contamos com a Brigada Simon Bolivar, conformada por 107 médicos residentes no Brasil, que estão a inteira disposição para prestar o apoio que seja necessário nessa luta contra o novo coronavírus”, escreveu Kelvisson da Gama e Silva, vice-presidente da AMFEX.
Ayer se presentaron en nuestro Consulado en Boa Vista, Roraima,Brasil, 107 medic@s brasileñ@s y venezolan@s, graduados en la Escuela Latinoamericana de Medicina en Caracas, que en esta emergencia ofrecen sus servicios al Estado Amazonas. Se agruparon en la brigada “SIMÓN BOLÍVAR” pic.twitter.com/DNOIcqhShe
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 16, 2021
Colapso
O município de Manaus enfrenta um colapso na rede de saúde. Desde a última quinta-feira (14/1), pacientes de Covid-19 sofrem com a falta de oxigênio na região.
Segundo a secretaria de saúde do Amazonas, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 chegou a 89,4% na sexta-feira. Além disso, 97,3% dos leitos clínicos estão ocupados.
Até a sexta-feira, o estado havia perdido 6.043 vidas para a Covid-19. Desde o início da pandemia, 226.511 mil pessoas contraíram a doença na região.