Caminhão dos bombeiros é arrastado por enxurrada no ES. Vídeo
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o caminhão dos bombeiros sendo arrastado pela água na manhã deste sábado (23/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) foi arrastado pela enxurrada na cidade de Mimoso do Sul (ES), a mais de 170 km da capital do estado. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a situação ocorrida na manhã deste sábado (23/3).
Em nota, a corporação informou que uma guarnição dos bombeiros realizava atendimento na cidade quando a viatura da equipe foi arrastada pela correnteza da enchente.
“Os militares estacionaram a viatura em local seguro e seguiram até o local do atendimento de bote, entretanto, o nível da água subiu rapidamente e atingiu a viatura”, informou.
O CBMES destacou ainda que não havia ninguém no veículo no momento em que foi levado pela correnteza. Os militares e as pessoas que estavam em um imóvel próximo saíram sem qualquer ferimento. “A guarnição prossegue atuando no município”, ressaltou.
Veja vídeo que circula nas redes sociais:
Outros registros, que também circulam nas redes sociais, mostram as ruas da cidade tomadas por água e carros sendo arrastados.
Em vídeo publicado nas redes socais, o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (Republicanos), demonstrou desespero com a situação do município após as chuvas e relatou receber diversas ligações com pedidos de ajuda. “Eu não sei mais o que fazer”, lamentou emocionado.
Fortes chuvas
O sul do estado do Espírito Santo foi atingido por um forte volume de chuvas na madrugada deste sábado (23/3). Até o momento, segundo informações do governo do estado, já são 101 desalojados, mas não há registro de feridos ou óbitos.
De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB-ES), cerca de 10 municípios registraram chuvas acima de 100 mm.
“Acabei de falar com o Ministro do Desenvolvimento Regional, que colocou a estrutura do governo federal à disposição do estado para atuar nas fortes chuvas das últimas horas. Da mesma forma, recebi o contato do governador do RJ se colocando à disposição”, destacou no X (antigo Twitter).
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em todos os estados da região Sudeste do Brasil. O aviso tem validade a partir das 0h dessa sexta-feira (22/3) e se estenderá até a manhã de domingo (24/3).
O alerta de chuvas intensas acontece em meio ao avanço da frente fria que deixa a região Sul e segue para o Sudeste, em especial para o litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Segundo o Inmet, esses locais podem ser atingidos por chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia. Os ventos podem chegar a 100 km/h.
O forte volume de precipitações pode levar a grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.